Vestido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por pelo filme brasileiro de 2004, veja O Vestido.
Obra de Jean Auguste Dominique Ingres, a Condessa d'Haussonville, trajando um vestido

Um vestido é uma peça da indumentária feminina que possui formas e comprimentos variáveis, podendo ser de uma única peça ou ainda de dois elementos que se integram.

O vestido, na sociedade moderna, assume um dos papéis centrais na indústria da moda. Praticamente todas as mulheres no mundo, independentemente da idade, religião ou cultura, possuem esta peça, nas suas mais variadas formas.

A introdução do vestido como peça única, começou em tempos imemoriais. Dos primeiros registos gráficos e escritos na Europa, vêm do século XI mas o vestido contemporâneo surgiu mais tarde, após a II Guerra Mundial e foi caracterizado pelos designs do famoso Christian Dior, que utilizou cinturas finas e modelagens em balão, ligeiramente acima dos tornozelos, para revitalizar o mundo da moda e a sociedade atormentada pelos fantasmas da guerra.

Atualmente, não existe um vestido que a indústria consiga afirmar como "dominante". Desde os anos '70 que diferentes modelagens são livremente utilizadas e depende de marca para marca e de coleção para coleção.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Vestido
  1. «Vestidos- GUIA COMPLETO PARA ENCONTRARES O IDEAL». Novissimo. 19 de setembro de 2020. Consultado em 4 de outubro de 2020