VfL Halle 1896

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
VfL Halle 1896
Nome VfL Halle 1896
Fundação 16 de julho de 1896 (127 anos)
Estádio HWG-Stadion am Zoo
Capacidade 4.200[1]
Presidente Frank Sänger
Treinador(a) Lars Holtmann
Competição Oberliga Nordost (V) (Grupo Süd)
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Verein für Leibesübungen Halle 1896 e. V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 16 de julho de 1896, sediada em Halle an der Saale, na Sachsen-Anhalt.

História[editar | editar código-fonte]

O mais antigo clube na cidade de Halle foi fundado como Hallescher Fussballclub von 1896 em 1896. O HFC foi um dos doze times que formaram a VMBV (Verbandes Mitteldeutscher Ballspielvereine ou Federação de Clubes Média Alemã de Futebol) a 16 de dezembro de 1900 e foi um membro fundador da DFB (Deutscher Fußball-Bund), em Leipzig, em janeiro de 1900.

Em 1909, foi o primeiro do país a comprar suas próprias terras e, em 10 de setembro de 1910, hospedou o VfB Leipzig em seu novo estádio. O clube se fundiu com o Turnverein Kaufmännischer Halle a 23 de setembro de 1919 para se tornar VfL Halle von 1896. A união de curta duração terminou em abril do ano seguinte, mas o clube manteve o seu novo nome. Ao longo desse período o Halle obteve numerosos êxitos, conquistando sete campeonatos regionais da VMBV, bem como títulos de campeão geral em 1917 e 1919.

O futebol alemão foi reorganizado sob a égide do Terceiro Reich, em 1933, em 16 Gauligen, divisões máximas regionalizadas. O VfL Halle entrou para a Gauliga Mitte, em 1937, e jogou na primeira divisão até 1944, alcançando resultados medianos. Sua atuação nessa divisão terminou com o avanço dos exércitos aliados na Alemanha quando a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim.

No rescaldo da guerra as autoridades de ocupação proibiram o funcionamento de todas as organizações do país, incluindo esportes e clubes de futebol. Em novembro de 1946, o clube foi restabelecido como SG Giebichenstein, tornando-se SG Genossenschaften Halle, em maio de 1949, e BSG Empor Halle, em 1951. O clube jogou anonimamente nas divisões inferiores da Alemanha Oriental ao longo de quatro décadas e meia, fazendo apenas uma aparição única na temporada da segunda divisão, a DDR-Liga em 1981-1982.

Após a reunificação alemã, em 1990, o time jogou na camada sétima, a Berziksliga como SV Empor Halle, na qual venceu o campeonato da divisão e ganhou a promoção para a Landesliga Sachsen-Anhalt (VI). A equipe reafirmou a denominação VfL ​​Halle no ano seguinte e continuou a jogar bem, avançando através da Verbandsliga Sachsen-Anhalt (V) e NOFV-Oberliga Süd (IV) em seu caminho para chegar à Regionalliga Nordost (III) em 1999.

Apesar dos jogadores de futebol apresentarem um esforço digno, a atitude não foi suficiente para a permanência na Regionalliga após sua reestruturação. Na temporada seguinte o clube foi forçado a sair da Oberliga (IV), apesar da obtenção de um sexto lugar devido às dificuldades financeiras.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. vflhalle96.de: Informationen – HWG-Stadion am Zoo, acessado em 6 de junho de 2011.