Viés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Viés (desambiguação).
Interpreções dos padrões das crateras na Lua. Um exemplo comum de viés percetivo causado por pareidolia.

Viés ou tendência é um peso desproporcional a favor ou contra uma coisa, pessoa ou grupo comparado a outro, geralmente de uma maneira considerada injusta.

Os vieses podem ser aprendidos ao observar contextos culturais. As pessoas podem desenvolver vieses a favor ou contra um indivíduo, um grupo étnico, uma identidade sexual ou de género, uma nação, uma religião, uma classe social, um partido político, paradigmas teóricos e ideologias dentro de domínios académicos ou uma espécie.[1] Enviesado ou tendencioso significa unilateral, sem um ponto de vista neutro ou sem mente aberta. O viés pode vir de várias formas e está relacionado a preconceito e intuição.[2]

Em ciência e engenharia, um viés é um erro sistemático. Viés estatístico resulta duma amostragem injusta duma população ou dum processo de estimativa que não fornece resultados precisos em média.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Steinbock, Bonnie (abril 1978). «Speciesism and the Idea of Equality». Philosophy (em inglês). 53 (204): 247–256. ISSN 0031-8191. doi:10.1017/S0031819100016582 
  2. "bias ...; prejudice", The New Merriam–Webster Dictionary, ISBN 0877799008


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.