Viação Estoril

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Viação Estoril é uma empresa de transporte coletivo brasileira, operante na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. É associada ao consórcio Via Leste e a numeração de seus veículos é 43xx.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A empresa[1] foi fundada em setembro de 1973, por José Antônio Geraldes para substituir a antiga Expresso AYUB, para atender aos bairros Bom Jesus e Jardim do Salso através das linhas 34-Bom Jesus e 35-Beco do Salso. Atualmente a empresa é dirigida por Carmen, Antônio e Ana Maria, familiares do fundador e conta com apoio de 137 colaboradores.

Frota[editar | editar código-fonte]

Sua frota é composta por 33 ônibus com idade média em torno de 5,5 anos.

Carrocerias: Torino 2014 da Marcopolo (convencional e low entry), Mega 2006 da Neobus, Svelto NS, Svelto 2008 e Svelto 2012 da Comil.
Chassis: OF-1721 Bluetec5, OF-1722M e O-500M da Mercedes-Benz.

Por vários anos, sua frota era composta somente por carrocerias da Marcopolo. A Estoril deixou a exclusividade da marca em 2006, com as aquisições de carrocerias Neobus e após Comil, sob solicitação do consórcio. Na década de 1980, foi a única empresa da região da Protásio Alves a ter ônibus com chassi Volvo B58, sob as carrocerias Sanremo II e Torino. Atualmente toda a sua frota possui chassi Mercedes-Benz.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • A Estoril foi uma das primeiras empresas de Porto Alegre a ter ônibus com ar condicionado. O veículo, um Marcopolo Viale com chassi Volvo B7R, foi utilizado principalmente nas linhas rápidas do consórcio Unibus.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Transportes ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.