Via Expressa Waldemar Paschoal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Via Expressa Waldemar Paschoal
"Via Aquidaban"
Parte da via expressa próxima ao Bosque dos Jequitibás.
Extensão 2,2 km
Início Rua Coronel Quirino
Estado São Paulo São Paulo
Cidade Bandeira de São Paulo Campinas
Bairro(s) Parque Itália, Jardim Leonor, Vila João Jorge, Vila Industrial, Ponte Preta, Centro, Cambuí, Bosque
Fim Av. Prefeito Faria Lima

A Via Expressa Waldemar Paschoal (também conhecida como Via Expressa Aquidaban) é uma via expressa da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, Brasil, construída em 1974.[1] A via corresponde ao trecho central da Avenida Aquidaban, que faz o tráfego local do mesmo trecho. É responsável por ligar a região central da cidade e o bairro do Cambuí, de forma direta, ao Trevo Engenheiro Sérgio Motta (das rodovias Anhanguera e Santos Dumont), principal entrada da cidade.

A via é também a principal ligação entre a região próxima ao Bosque dos Jequitibás e o túnel Joá Penteado em Campinas, São Paulo. Seu limite sul é a Avenida Faria Lima (que vai para o túnel), e seu limite norte é a Rua Coronel Quirino (na frente do Bosque dos Jequitibás).

Em seu final, a via faz uma curva para se desviar do Bosque, solução adotada em 1975, época da construção da Via Expressa, para não derrubar a mata,[2] estendendo-se pela Rua General Marcondes Salgado, indo até as imediações do viaduto "Laurão", sob o qual está a junção da Via Norte-Sul à Avenida Princesa d'Oeste.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Curiosidades: Av. Aquidabã - instalação». Pró-Memória de Campinas. Pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com. 2 de dezembro de 2008. Consultado em 20 de julho de 2009 
  2. «História Agradece: Av. Aquidabã - traçado». Pró-Memória de Campinas. Pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com. 3 de dezembro de 2008. Consultado em 20 de julho de 2009 


Predefinição:Rodovias da cidade de Campinas