Faixa reversível

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Via reversível)
Sinais indicativos das faixas reversíveis na Coreia do Sul.

Faixa reversível é uma faixa de rodagem na qual pode-se alterar o sentido de circulação do tráfego de veículos em determinadas condições.[1]

As faixas reversíveis permitem aumentar a eficiência de uma rua, avenida ou estrada alterando o sentido de tráfego em cada direção de acordo com a demanda.

A maioria das faixas reversíveis estão localizadas em ruas e avenidas de grande movimento, porém são também encontradas em pontes e túneis.

Geralmente, são utilizadas a fim de melhorar o fluxo de tráfego durante o horário de pico, mas podem ser utilizadas em caso de obras na via ou acidentes de trânsito que fechem uma ou mais faixas.

A presença de cones de tráfego ou de outras barreiras físicas, além de semáforos e outros sinais de trânsito orienta os motoristas e pedestres em caso de reversão de uma determinada faixa.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. cf "Capacité des routes" - Service des Etudes et Recherches de la Circulation Routière - 1966 - France - traduction de "Highway capacity manual" édité par la National Academy of sciences - National research council ( highway research board) - Washington DC 1965 - US
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Faixa reversível
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.