Viaduto Mala Rijeka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Mala Rijeka viaduct

Viaduto Mala Rijeka fica no trecho da ferrovia Belgrado-Bar.

O Viaduto Mala Rijeka localiza-se a cerca de vinte quilômetros ao norte da cidade de Podgorica,em Montenegro. Foi concluído em 1973 e em sua construção foram utilizados cerca de 36000 m³ de concreto e 100000 toneladas aço. A base do maior dos pilares (139m de altura), tem área equivalente a uma quadra de tênis.

O viaduto Mala Rijeka é, atualmente, o mais alto viaduto ferroviário do mundo. Tem 198m de altura até o fundo do vale do rio de mesmo nome, e 498,8m de comprimento. Está prestes a perder este título para a ponte do rio Chenab, em construção na Índia. Esta ponte terá 359m de altura (1315m de extensão) e sua estrutura principal será em arco de aço. Na mesma ferrovia está em construção a ponte Anjikhad, que terá 186m de altura e 657m de comprimento, também em arco de aço. A previsão do término das obras é 2009.

A ponte Chenab não só será a ponte ferroviária mais alta do mundo, mas também será a ponte mais alta entre todas, superando com seus 359 metros os 343 metros do Viaduto de Millau (rodoviário).

Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.