Viaduto Wiesen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viaduto Wiesen
Viaduto Wiesen
Início da construção outubro de 1906
Data de abertura 1 de julho de 1909
Dimensões
Comprimento total 210 m
Largura 3,7 m
Altura 88,9 m
Geografia
País Suíça

O Wiesen Viaduto (ou Wiesener Viaduto; em alemão: Wiesener Viadukt) é uma única faixa ferroviária de viaduto, feita a partir de blocos de concreto com silhar de cobertura. Abrange o Landwasser, sudoeste do povoado de Wiesen, no cantão de Graubünden na Suíça.

Projetado pelo então engenheiro-chefe da Ferrovia Rética, Henning Friedrich, foi construído entre 1906 e 1909 pelo contratante G. Marasi (Westermann & Cie, Zurique), sob a supervisão de P. Salaz e Hans Studer (RhB). A Ferroviária Rética ainda possui e usa-la hoje para o serviço regular.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Viaduto Wiesen faz parte da secção ferroviária Davos–Filisur, entre Wiesen e Filisur. Apenas 300 metros (980 pé) a sudoeste da estação ferroviária de Wiesen, dispõe, no seu lado sul separado, a ponte pedonal dando a caminhantes acesso a Filisur. Na extremidade ocidental do viaduto a uma roda gigante não funcionando.

História[editar | editar código-fonte]

A estrutura do Wiesen Viaduto foi projetada pelo então Engenheiro-Chefe da Rhaetian Ferroviária, Henning Friedrich. A construção começou em outubro de 1906, sob a direção de outro engenheiro, Hans Studer. Com o lançamento da Davos–Filisur ferroviária, em julho de 1909, o viaduto entrou em operação. Custou um total de 324,000 de Franco suíços para construir.

O falsework utilizadas para a construção do viaduto foi desenhada por G. Marasi, ingestão de cerca de 500 metro cúbicos (18 000 cu ft) de madeira e foi construído pelo Graubünden carpinteiro Richard Coray.

Em 1926, o viaduto foi a inspiração para a pintura Brücke bei Wiesen de Ernst Ludwig Kirchner.

Dados técnicos[editar | editar código-fonte]

O Wiesen Viaduto é 88,9 metros (292 pé) de alta e 210 metros (690 pé) de comprimento. Sua principal linha é 3,7 metros (12 pé) de largura, mas também 55 metros (180 pé) de comprimento, o que a torna uma das mais longas ponte de alvenaria principais.

A oeste da pista prinipal a dois arcos, cada um 20 metros (66 pé) de comprimento. A leste da principal via são mais quatro arcos, cada um deles também com 20 metros (66 pé) de comprimento.

Estas características técnicas combinam-se para fazer o Wiesen Viaduto a segunda maior ponte de pedra da Ferrovia Rética.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Wiesen Viaduct no Wikimedia Commons