Vice-presidente dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vice-presidente dos
Estados Unidos
Seal of the Vice President of the United States.svg
Selo Oficial
Vice President Pence Official Portrait.jpg
No cargo
Mike Pence

desde 20 de janeiro de 2017
Residência Number One Observatory Circle
Duração 4 anos
Criado em 21 de abril de 1789
Primeiro titular John Adams
Sucessão
Website Vice President Mike Pence

O vice-presidente dos Estados Unidos é o segundo mais alto cargo oficial electivo do governo dos Estados Unidos, depois do presidente. Como primeiro na linha de sucessão presidencial, o vice-presidente exerce o mandato de presidente de forma imediata quando este morre, renuncia, ou é afastado do cargo por decisão judicial. Desde 1974 o vice-presidente e a sua família têm residido no Number One Observatory Circle, no Observatório Naval dos Estados Unidos em Washington, DC.

Na história dos Estados Unidos, oito vice-presidentes assumiram a Presidência por morte do presidente e um (Gerald Ford) por causa de renúncia. John C. Calhoun e Spiro Agnew foram até hoje os únicos Vice-presidentes a renunciarem. O atual vice-presidente é Mike Pence, que tomou posse em 2017.

Papel[editar | editar código-fonte]

Política dos Estados Unidos
Great Seal of the United States (obverse).svg

O Vice-presidente, quando não atua como Presidente do Senado, é o porta-voz para a política da administração e o conselheiro do Presidente. Normalmente, os candidatos presidenciais que estão em vantagem elegem os seus companheiros de candidatura durante a convenção do partido. É habitual que os candidatos elejam um Vice-presidente que seja de outra parte do país ou que pertença a outra franja do partido, a fim de conquistar o apoio de muitos sectores.

O vice-presidente atua como Presidente do Senado, como indica o Artigo Primeiro da Constituição dos Estados Unidos. Para isso, é necessário que o Vice-presidente cumpra com os mesmos requisitos constitucionais que o Presidente para ocupar o cargo, ou seja, deve ser um cidadão nativo dos Estados Unidos, ter no mínimo 35 anos de idade e residido no país por pelo menos 14 anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]