Viki Gabor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viki Gabor
Viki Gabor
Viki Gabor (2021)
Informação geral
Nome completo Wiktoria Genowefa Gabor
Também conhecido(a) como Viki Gabor
Nascimento 10 de julho de 2007 (16 anos)
Local de nascimento Hamburgo, Alemanha
Origem Cracóvia, Polónia
País Polónia
Nacionalidade Polaca
Gênero(s) Pop
Ocupação(ões)
Instrumento(s) Voz
Período em atividade 2019 - Presente
Gravadora(s) Universal Music Polska
Página oficial https://vikigabor.com

Wiktoria "Viki" Genowefa Gabor (Hamburgo, 10 de julho de 2007) é uma cantora teuto-polaca. Viki começou a sua carreira em 2019, quando alcançou o segundo lugar na segunda temporada do programa The Voice Kids Poland. Alguns meses depois, em novembro, venceu o Festival Eurovisão da Canção Júnior 2019 com a música "Superhero", tornando-se na segunda polaca a vencer o concurso, após o triunfo de Roksana Węgiel em 2018. A vitória de Viki marcou a primeira vez que um país venceu o Festival Eurovisão Da Canção Júnior duas vezes consecutivas e estabeleceu ainda o recorde para o maior número de pontos arrecadados por um participante na competição.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Gabor nasceu em Hamburgo em uma família polonesa cigana.[1] Após seu nascimento, eles voltaram para a Polônia; Eles então se mudaram para o Reino Unido e mais tarde se estabeleceram em Cracóvia quando ela tinha sete anos. Gabor tem uma irmã mais velha chamada Melisa, que é compositora musical.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2019-presente: The Voice Kids Poland[editar | editar código-fonte]

No final de 2018, Gabor concorreu em audições para a segunda temporada do The Voice Kids Poland. Ele se juntou ao time Tomson & Baron, e continuou avançando na competição, chegando às finais e lançando seu primeiro single "Time".

Depois de The Voice Kids, Wiktoria foi selecionado para interpretar "Time" no Young Choice Awards do Top of the Top Sopot Festival 2019.

Junior Eurovision 2019: A consolidação[editar | editar código-fonte]

Viki foi selecionada para competir no reinício Szansa na sukces , que estava sendo usado para selecionar o representante polonês para o Junior Eurovision Song Contest 2019. Ela avançou para a final, onde foi finalmente declarada vencedora com a música "Superhero". O festival foi realizado no dia 24 de novembro em Gliwice (Silésia). Gabor foi o décimo primeiro ato entre dezenove participantes, eventualmente vencendo a competição, ficando em segundo lugar para os júris profissionais e com a pontuação mais alta com o voto dos fãs online. Esta vitória marcou Gabor como o segundo participante polonês a vencer o Junior Eurovision, a primeira vez que um artista representando o país anfitrião ganhou este festival e fez da Polônia o primeiro país a vencer o concurso duas vezes consecutivas.

Avanço[editar | editar código-fonte]

Após sua experiência no Junior Eurovision Song Contest, Viki lançou um single, "Ramię w ramię" com Kayah, e meses depois ela lançou um segundo single, "Getaway" no final de abril de 2020.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A mídia polonesa vê Gabor e a jovem cantora polonesa Roksana Węgiel (também vencedora do Eurovisão Júnior de 2018) como uma rivalidade. Ambas as cantoras negaram essas afirmações, com Viki descrevendo Roxie como 'um grande modelo a seguir'.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • Time (2019)
  • Superhero (2019)
  • Ramię w ramię (com Kayah) (2020)
  • Getaway (2020)
  • Forever and a Night (2020)
  • Not Gonna Get It (2020)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Dereszyński, Tomasz (1 de maio de 2019). «Szansa na sukces: Wiktoria Gabor wygrała drugi odcinek programu. Finalistka Voice Kids Poland zaśpiewała „You May Be In Love" [15.09.2019]». Polska Times (em polaco). Consultado em 23 de agosto de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.