Viking Press

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Viking Press
Fundação 1925
Fundador(es) Harold K. Guinzburg e George S. Oppenheim
Sede Nova Iorque, Estados Unidos
Pessoas-chave Presidente Brian Tart, atual editor infantil, Kenneth Wright
Empresa-mãe Penguin Random House
Website oficial www.penguin.com

Viking Press é uma editora estadunidense agora propriedade da Penguin Random House. Foi fundada em Nova Iorque em 1 de março de 1925, por arold K. Guinzburg e George S. Oppenheim[1] e, em seguida, adquirida pelo Penguin Group em 1975.[2]

O nome e logotipo da empresa—um navio viking desenhado por Rockwell Kent—foi feito para evocar ideias de aventura, exploração e empreendimento implicada pela palavra "Viking".

A editora tem sido o lar de muitos autores proeminentes de ficção, não-ficção, e peças de teatro. Cinco autores da Viking receberam Prêmios Nobel em Literatura e um recebeu o Prêmio Nobel da Paz; os livros da Viking também já ganharam inúmeros Prêmios Pulitzer, National Book Awards e outros prêmios literários importantes.

Viking publica cerca de 100 livros por ano. É notável se tratando da publicação de ambas ficções de sucesso comercial e ficção literária aclamada e não-ficção, e seus livros de bolso são mais frequentemente publicados pela Penguin Books. O atual presidente da Viking é Brian Tart.

O Departamento de Livros Infantis da Viking foi estabelecido em 1933; seu editor fundador foi May Massee. Viking Kestrel foi uma de suas impressões. Seus livros ganharam as Medalhas Newbery e Caldecott, e incluem livros como The Twenty-One Balloons, escrito e ilustrado por William Pène du Bois (1947, vencedor da Medalha Newbery em 1948), Corduroy, Make Way for Ducklings, The Stinky Cheese Man de Jon Scieszka e Lane Smith (1993), The Outsiders, e Ferdinando, o Touro. Seus livros de bolso são publicados pela Puffin Books, que inclui as impressões da Speak e Firebird. O atual editor de livros infantis da Viking é Kenneth Wright.

Editores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Autores notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kenneth T. Jackson, Lisa Keller, Nancy Flood (1995). The Encyclopedia of New York City: Second Edition. New York: Yale University Press. ISBN 978-0300055368 
  2. Egli, ed. (1975). «Viking Press Is Sold To Penguin Books». School Library Journal. 22 (4). 16 páginas 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]