Vikings (5.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vikings
(5ª temporada)
Vikings Temporada 5 Poster.jpg
Pôster promocional da quinta temporada
Informações
Elenco
Série Vikings
País de origem  Canadá /  Irlanda
Idioma original Inglês
N.º de episódios 3
Exibição
Emissora History
Transmissão
original
29 de novembro de 2017 (2017-11-29)
presente
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
4ª temporada
Lista de episódios de Vikings

A quinta temporada de Vikings foi anunciada pela History em 17 de março de 2016.[1] Michael Hirst continua como showrunner e produtor executivo. A quinta temporada estreou em 29 de novembro de 2017.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Josefin Asplund como Astrid
  • Ida Marie Nielsen como Margrethe
  • Ferdia Walsh-Peelo como Príncipe Alfred
  • Georgia Hirst como Torvi
  • Jennie Jacques como Rainha Judith da Nortúmbria
  • Jonathan Delaney Tynan como Lorde Cuthred
  • Keith McErlean como Lorde Denewulf
  • Darren Cahill como Príncipe Aethelred
  • Ben Roe como Guthrum

Convidado[editar | editar código-fonte]

  • India Mullen como Aethegyth
  • Frank Prendergast como Bispo Cynebert
  • Kieran O'Reilly como "Cabelo Branco"
  • Frankie McCafferty como Sinric

Episódios[editar | editar código-fonte]

em
geral
na
temporada
Título Dirigido por Escrito por Exibição original
Parte 1
50
51
1
2
"The Departed"[nota 1]
"(Os Falecidos)"
David Wellington Michael Hirst 29 de novembro de 2017 (2017-11-29)

Após a morte de Sigurd, Ubbe, Ivar e Hvitserk governam juntos a terra recém-adquirida na Ânglia Oriental. Bjorn e Halfdan voltam para o Mar Mediterrâneo; Floki embarca para o desconhecido; e o Rei Harald volta para Kattegat. Enquanto isso, o Bispo Heahmund chega à vila do Rei Ecbert, comemora o funeral do último soberano e começa a reconstruir o local. Aethelwulf e Judith ainda estão em exílio com os príncipes Aethelred e Alfred, com Alfred tendo sido atingido por uma doença. Ivar convence seus irmãos a irem para o norte e conquistar a cidade de York. Em Kattegat, Lagertha insinua que Harald estava esperando encontrar Egil em seu lugar, para que ele pudesse assumir o controle do reino. Harald confessa, e a desafia a matá-lo.


Depois de dias no mar, Floki finalmente chega a uma terra, que ele acredita ser Asgard, a terra dos Deuses. Em Kattegat, Harald é preso por Lagertha. Ele propõe uma aliança com ela com um casamento, mas ela recusa. Os homens de Harald capturam Astrid; eles vão embora de Kattegat e Harald oferece a Astrid o mesmo acordo. O Príncipe Alfred tem uma visão em que Athelstan lhe diz que os Vikings estão em York; então, o Rei Aethelwulf une forças com o Bispo Heahmund. Em York, Ivar mostra para seus irmãos que agora pode ficar de pé e andar com a ajuda de uma muleta. 
52 3 "Homeland"
"(Terra Natal)"
Steve Saint Leger Michael Hirst 6 de dezembro de 2017 (2017-12-06)
Floki explora a nova terra que encontrou. Na Noruega, Astrid deixa Harald tentado em relação a possibilidade de sua aliança, ao mesmo tempo que resiste aos seus avanços sexuais. No Mediterrâneo, Sinric aconselha Bjorn a chegar como um comerciante, com alguns navios, e não como um guerreiro no comando de uma frota inteira. Na Inglaterra, os Saxões liderados pelo Rei Aethelwulf e o Bispo Heahmund atacam York, mas caem em uma armadilha. O filho de Aethelwulf, Aethelred, é ferido e os Saxões são forçados a recuar. Ubbe e Hvitserk propõem uma oferta de paz, mas Ivar quer continuar com a guerra. Aethelwulf aparentemente aceita a oferta, mas Heahmund faz com que os irmãos sejam humilhados. Com Ubbe estando com seu rosto irreconhecível, Ivar assegura sua posição como líder do Grande Exército. Ubbe e Hvitserk se preparam para ir embora para Kattegat com seus poucos seguidores; no entanto, no último minuto, Hvitserk decide se juntar a Ivar. 
53 4 "The Plan"[4]
"(O Plano)"
TBA TBA 13 de dezembro de 2017 (2017-12-13)
54 5 "The Prisoner"[4]
"(O Prisioneiro)"
TBA TBA 20 de dezembro de 2017 (2017-12-20)
55 6 "The Message"[4]
"(A Mensagem)"
TBA TBA 27 de dezembro de 2017 (2017-12-27)
56 7 "Full Moon"[4]
"(Lua Cheia)"
TBA TBA 3 de janeiro de 2018 (2018-01-03)
57 8 "The Joke"[4]
"(A Piada)"
TBA TBA 10 de janeiro de 2018 (2018-01-10)
58 9 "A Simple Story"[4]
"(Uma Simples História)"
TBA TBA 17 de janeiro de 2018 (2018-01-17)
59 10 "Moments of Vision"[4]
"(Momentos de Visão)"
TBA TBA 24 de janeiro de 2018 (2018-01-24)
Notas
  1. Os dois primeiros episódios da quinta temporada foram transmitidos juntos na History como um episódio de duas horas intitulado "The Departed", mas foram comercializadas separadamente, com a primeira parte sendo intitulada "The Fisher King" e a segunda parte sendo intitulada "The Departed".[2][3]

Produção[editar | editar código-fonte]

Uma co-produção irlandesa-canadense apresentada pela Metro-Goldwyn-Mayer, a quinta temporada de Vikings foi desenvolvida e produzida pela Octagon Films nos 16 primeiros episódios, pela TM Productions nos 4 últimos episódios, e pela Take 5 Productions.[5] Morgan O'Sullivan, Sheila Hockin, Sherry Marsh, Alan Gasmer, James Flynn, John Weber e Michael Hirst são creditados como produtores executivos.[5] A quinta temporada foi produzida por Keith Thompson nos 8 primeiros e nos 4 últimos episódios, e por Sanne Wohlenberg do episódio 9 ao episódio 16. Bill Goddard e Séamus McInerney são os co-produtores.

A equipe de produção da quinta temporada inclui os diretores de escolha de elenco Frank e Nuala Moiselle, o designer de figurino Joan Bergin, o supervisor de efeitos visuais Dominic Remane, os designers de dublês Franklin Henson e Richard Ryan, o compositor Trevor Morris, o designer de produção Mark Geraghty, os editores Aaron Marshall no primeiro, quarto, sétimo, décimo quinto e décimo oitavo episódio, Christopher Donaldson no segundo, quinto e oitavo episódio, Tad Seaborn no terceiro, sexto, nono, décimo primeiro, décimo terceiro, décimo sexto e décimo nono episódio, e Don Cassidy no décimo, décimo segundo, décimo quarto, décimo sétimo e vigésimo episódio, e os cineastas Pj Dillon nos 8 primeiros e nos 4 últimos episódios, e Owen McPolin do episódio 9 ao episódio 16.

Referências

  1. Lesley Goldberg (17 de março de 2016). «'Vikings' Renewed for Fifth Season at History». The Hollywood Reporter. Consultado em 17 de março de 2016 
  2. «Vikings: Season 5 - Part 1 on Amazon». Consultado em 2 de dezembro de 2017 
  3. «Vikings, Season 5 on iTunes». Consultado em 2 de dezembro de 2017 
  4. a b c d e f g «Vikings: Episode Guide». Screener. Consultado em 7 de dezembro de 2017 
  5. a b «VIKINGS Tops The Ratings With 8.3 Million Viewers». Irish Film Board. 5 de março de 2013. Consultado em 14 de março de 2013