Vikings (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vikings (1ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Canadá / Irlanda
de episódios 9
Exibição
Emissora original History
Exibição original 3 de março de 2013 (2013-03-03)
28 de abril de 2013 (2013-04-28)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada
Lista de episódios de Vikings

A primeira temporada de Vikings foi anunciada pela History no primeiro semestre de 2012.[1] Michael Hirst é o showrunner e produtor executivo. A primeira temporada estreou em 3 de março de 2013.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Nathan O'Toole como Bjorn Flanco de Ferro
  • Ruby O'Leary como Gyda
  • Jefferson Hall como Torstein
  • Tadgh Murphy como Arne
  • David Pearse como Svein
  • Diarmaid Murtagh como Leif
  • John Kavanagh como Vidente
  • Elinor Crawley como Thyri
  • Ivan Kaye como Rei Aelle da Nortúmbria
  • Vladimir Kulich como Erik
  • Maude Hirst como Helga
  • Peter Gaynor como Lorde Edgar
  • Eric Higgins como Knut Tjodolf
  • Jouko Ahola como Kauko
  • Carrie Crowley como Elisef
  • Trevor Cooper como Earl Bjarni
  • Eddie Elks como Olafur
  • Will Irvine como Irmão Cenwulf
  • Angus MacInnes como Tostig

Convidado[editar | editar código-fonte]

  • Eddie Drew como Odin
  • Conor Madden como Eric Trygvasson
  • Des Braiden como Padre Cuthbert
  • Jonathon Kemp como Lorde Wigea
  • David Murray como Aethelwulf
  • Cathy White como Rainha Ealhswith da Nortúmbria
  • Thorbjørn Harr como Jarl Borg

Produção[editar | editar código-fonte]

Uma co-produção irlandesa-canadense apresentada pela Metro-Goldwyn-Mayer, Vikings foi desenvolvida e produzida pela Octagon Films e pela Take 5 Productions.[1] Morgan O'Sullivan, Sheila Hockin, Sherry Marsh, Alan Gasmer, James Flynn, John Weber e Michael Hirst são creditados como produtores executivos.[1] A primeira temporada foi produzida por Steve Wakefield e Keith Thompson. Bill Goddard e Séamus McInerney são os co-produtores.

A equipe de produção da primeira temporada inclui os diretores de escolha de elenco Frank e Nuala Moiselle, o designer de figurino Joan Bergin, os supervisores de efeitos visuais Julian Parry e Dominic Remane, os designers de dublês Franklin Henson e Richard Ryan, o compositor Trevor Morris, o designer de produção Tom Conroy, os editores Aaron Marshall no primeiro, terceiro, quinto, sétimo e nono episódio, e Michele Conroy no segundo, quarto, sexto e oitavo episódio, e o diretor de fotografia John Bartley. Pj Dillon foi diretor de fotografia de segunda unidade.

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
11 "Rites of Passage"
"(Ritos de Passagem)"
Johan RenckMichael Hirst3 de março de 2013 (2013-03-03)
Ragnar e seu irmão, Rollo, retornam de uma batalha nas terras do Báltico durante as quais Ragnar tem visões do deus Odin e suas valkyrias. De repente, Ragnar leva seu filho Bjorn a Kattegat, pelo rito de passagem de Bjorn. Deixa em casa, a esposa de Ragnar, Lagertha, rapidamente despacha dois possíveis estupradores. Enquanto em Kattegat, Ragnar convence Rollo que as incursões no Ocidente valem a pena e é possível, graças a novas ferramentas de navegação, mas é repreendida por seu governante, o Earl Haraldson, que continua a ordenar incursões no Báltico; mas, também, o upstart, Ragnar, assistiu. Bjorn e Ragnar visitam Floki, amigo de Ragnar e um superdotado talentoso, que construiu secretamente um novo tipo delongship, que eles testaram com sucesso. Enquanto isso, de volta a casa, Rollo faz avanços indesejáveis ​​em Lagertha. Ragnar tem outra visão de Odin, de pé na costa. Isso convence Ragnar a continuar seu plano. 
22 "Wrath of the Northmen"
"(A Ira dos Nórdicos)"
Johan RenckMichael Hirst10 de março de 2013 (2013-03-10)
Depois de reunir voluntários, Ragnar, Rollo e Floki embarcam em uma invasão não autorizada a oeste. Lagertha se opõe violentamente à recusa de Ragnar em levá-la. O Earl Haraldson tem o ferreiro que forjou a âncora de Ragnar morto. No mar, a tripulação está presa em uma tempestade, o que um maníaco Floki interpreta como Thor provando o seu navio insessível. Em terra, os monges vêem o sinal sinistro de uma nuvem em forma de dragão. Após uma viagem tensa, os homens de Ragnar pousam na costa da Inglaterra, perto do mosteiro de Lindisfarne, que eles procedem a saquear . Eles matam a maioria dos monges e capturam o resto para retomar como escravos, incluindo o jovem Athelstan, que Ragnar protege da morte nas mãos de Rollo. 
33 "Dispossessed"
"(Despossuído)"
Johan RenckMichael Hirst17 de março de 2013 (2013-03-17)
A banda de guerra de Ragnar volta em triunfo para Kattegat, onde o Earl imediatamente confisca as riquezas saqueadas, exceto por uma peça por homem. Ragnar escolhe o Athelstan perturbado e volta para casa. A fé do monge e seu voto de castidade perplexo Ragnar, mas ele, no entanto, reúne informações úteis sobre o reino de Nortúmbria. Com base nessa nova visão, o Earl Haraldson autoriza outra invasão na Inglaterra. Agora, acompanhada por Lagertha e o irmão do Earl, Knut, Ragnar re-embarca após a pressa, deixando Athelstan à mente da fazenda e das crianças. À medida que os vikings põem o pé no solo inglês, eles são atendidos pelo xerife local e um punhado de homens de armas, que convidam os "comerciantes" recém-desembarcados a conhecer o Rei Aelle. Ragnar concorda, mas a desconfiança de seus outros guerreiros incita uma batalha na qual os Nortúmbrios são abatidos. 
44 "Trial"
"(Julgamento)"
Ciarán DonnellyMichael Hirst24 de março de 2013 (2013-03-24)
Os vikings atacam a aldeia de Nortúmbrios de Hexham com pouco derramamento de sangue, quando os aldeões estão reunidos para a missa. Durante a invasão, Lagertha mata Knut quando tenta estuprá-la. De volta à praia, os incursores derrotam uma força Nortúmbria superior ao Lorde Wigea, enviada pelo Rei Aelle, e retorna a Kattegat. Lá, o Earl Haraldson tem Ragnar, que afirma ter matado Knut, preso e tentado na assembléia Thing. A estratagema do Earl para subornar Rollo para testemunhar contra Ragnar falha, e Ragnar é absolvido. À medida que os incursores celebram com os filhos de Athelstan e Ragnar, eles são assaltados por homens armados. Embora os seguidores de Ragnar vençam, o seu companheiro Erik é morto. 
55 "Raid"
"(O Ataque)"
Ciarán DonnellyMichael Hirst31 de março de 2013 (2013-03-31)
Quando os incursores do Earl Haraldson atacam o assentamento de Ragnar, Ragnar, Lagertha, Athelstan e os filhos escapam por um barco. Ragnar está gravemente ferido, e Athelstan o salva de afogamento. A família se esconde na casa de Floki, onde o navio e sua amante, Helga, lentamente, alimentam Ragnar de volta à saúde. Enquanto isso, o Earl Haraldson se casa com sua filha, Thyri, para um conde idoso da Sueônia, contra a aprovação de sua esposa, Siggy. Consciente de que o Earl está assistindo os amigos de Ragnar, Rollo oferece seus serviços para Haraldson. Haraldson colocou e torturou Rollo em uma tentativa mal sucedida para descobrir o paradeiro de Ragnar. Como Torstein, um amigo de Ragnar, traz isso ao Ragnar ainda fraco, Ragnar envia Floki para entregar um desafio ao Earl — um único combate com Ragnar. 
66 "Burial of the Dead"
"(O Enterro dos Mortos)"
Ciarán DonnellyMichael Hirst7 de abril de 2013 (2013-04-07)
O Earl aceita o desafio de Ragnar, e os dois se encontram em um único combate. Ragnar mata Haraldson e Siggy mata seu infortúnio infeliz. Depois que Ragnar se tornar o novo Earl, ele concede a sua morte inimiga o enterro de um cacique no mar, e Athelstan se revolta para ver um escravo concordar em seguir seu mestre na morte. Durante o inverno seguinte, Lagertha fica grávida e Siggy aceita a proteção de Rollo e sua proposta de se casar com um Earl — ele mesmo. Athelstan pergunta a Ragnar sobre Ragnarök. Sem saber, Athelstan quebrou um tabu social, mas Ragnar o informa alimentando-lhe uma droga e tendo o vidente da aldeia dizer a Athelstan. Isso faz com que o monge tenha visões horríveis do fim do mundo. À medida que a primavera acena, três dos navios de Ragnar navegam no rio Tyne. Depois de jogar Wigea sem sorte em um cofre, o Rei Aelle se prepara para encontrar os invasores na batalha. 
77 "A King's Ransom"
"(O Resgate de um Rei)"
Ken GirottiMichael Hirst14 de abril de 2013 (2013-04-14)
Os vikings criaram um campo fortificado, atacam os assediadores da Nortúmbria à noite e capturam o irmão do Rei, Aethelwulf. Em uma reunião com o Rei, Ragnar exige 2.000 libras de ouro e prata como preço para a partida dos vikings. Aelle concorda, mas exige que um viking seja batizado como cristão, e para o desprezo de Floki, Rollo aceita. Em vez de pagar o resgate, Aelle tem seus homens atacando o campo de Ragnar, mas eles são repelidos de sangue, terminando com Rollo terminando vários saxões sozinho, na tentativa de provar que ele ainda é fiel a seus deuses. Depois que Ragnar envia o cadáver de Aethelwulf a Aelle, o Rei finalmente paga o resgate, mas jura vingança contra Ragnar enquanto ele observa os incursores partirem. Enquanto isso, de volta à Escandinávia, Lagertha governa no lugar de Ragnar, aceita a oferta de serviço da Siggy e sofre um aborto espontâneo. 
88 "Sacrifice"
"(Sacrifício)"
Ken GirottiMichael Hirst21 de abril de 2013 (2013-04-21)
Como Lagertha é incapaz de conceber outro filho, Ragnar leva sua família e seguidores para o templo em Uppsala para participar de um grande rito para o Aesir e Vanir. Ele promete fidelidade ao Rei Horik, que acusou Ragnar de uma embaixada a Jarl Borg, um rival que invade as terras de Horik. Siggy convence Rollo por não prestar atenção ao seu próprio avanço e dormir com outras mulheres. Os sacerdotes questionam a atenção de Athelstan, agora com os nórdicos, sobre sua fé. Athelstan nega Cristo três vezes. Eles discernem que, apesar de suas reivindicações, ele não renunciou ao cristianismo, e o declararam incapaz de ser sacrificado aos deuses. Leif, o seguidor de Ragnar, voluntários na casa de Athelstan para essa única honra e é sacrificado pelo Rei Horik no clímax do rito junto com outros oito homens e vários animais. 
99 "All Change"
"(Todas as Mudanças)"
Ken GirottiMichael Hirst28 de abril de 2013 (2013-04-28)
A embaixada de Ragnar para Jarl Borg em Götaland dá errado, enquanto o Rei Horik rejeita um acordo de compromisso sobre a terra contestada. Impulsionada pela ambição e ciúmes, Rollo concorda em apoiar Borg contra Ragnar. Em Kattegat, uma doença mata muitos habitantes, incluindo a filha de Lagertha, Gyda e a filha de Siggy, Thyri. Lagertha pergunta ao vidente sobre Ragnar e seu futuro, mas o vidente se recusa quando ele só vê a miséria. Em andamento, Ragnar encontra e é seduzido pela princesa Aslaug; mais tarde, ela revela que está carregando um filho dele. 

Referências

  1. a b c «VIKINGS Tops The Ratings With 8.3 Million Viewers». Irish Film Board. 5 de março de 2013. Consultado em 14 de março de 2007.