Viktor Vasnetsov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auto Retrato 1873

Viktor Mikhailovich Vasnetsov (Виктор Михайлович Васнецов), "governação" ou província de "Viatka (atual Kirov), Império Russo, 15 de maio de 1848 — Moscovo, União Soviética, 23 de julho de 1926) foi um artista russo que se especializou na temática da mitologia e em temas históricos.[1] É actualmente considerado uma das figuras chave do movimento revivalista na arte russa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância (1848-1858)[editar | editar código-fonte]

Viktor Vasnetsov nasceu na remota aldeia de Viatka em 1848.[1] O seu pai, Mikhail Vasilievich Vasnetsov, era o padre local. Sendo um homem de intelecto filosófico e com educação superior era conhecido o seu interesse pelas ciencias naturais, astronomia e pintura. O seu avô tinha sido um pintor de icones religiosos e dois dos seus três filhos, Viktor e Apollinary, tornaram-se pintores reconhecidos, tendo o terceiro tornado-se professor. Numa carta, onde recorda a sua infância, enviada a Vladimir Stasov, Vasnetsov recorda como "tinha vivido com crianças camponesas e sempre gostara delas como amigas e não como narodnik".

Viatka (1858-1867)[editar | editar código-fonte]

Tendo estudado num seminario em Viatka desde os dez anos de idade, durante a época do verão Viktor e a sua família deslocavam-se para a cidade mercantil de Riabovo. Durante os seus anos de seminario Viktor teria trabalhado para um criador local de icones e também auxiliado um artista exilado da Polonia, Michał Elwiro Andriolli, a executar afrescos para a catedral de Alexander Nevski em Viatka.

Após ter terminado o seminario, Viktor decidiu mudar-se para São Petersburgo para estudar arte, tendo vendido os seus quadros "Mulher na Colheita" e "Entregadora de Leite (ambos de 1867) de modo a poder juntar dinheiro para a viagem em direção á capital russa.

Esta sepultado no Cemitério Vvedenskoye.

Moving House, 1876

Referências

  1. a b «Васнецов, Виктор Михайлович». www.krugosvet.ru. Consultado em 29 de abril de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]