Vila Campestre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vila Campestre
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial 13 de dezembro
Fundação 1914
Distrito Jabaquara
Subprefeitura Jabaquara
Região Administrativa Centro-Sul

Vila Campestre é um bairro no distrito do Jabaquara, na cidade de São Paulo no Brasil.


Começou a ser habitada por volta de 1914. Localiza-se na zona centro-sul do município. Conta atualmente com mais de 22.000 habitantes.

Até o início do século XVII, a região era ocupada apenas pelos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e à Borda do Campo. A partir dessa época, a região começou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que passaram a abrir estabelecimentos agrícolas e comerciais. Contudo, começou a popularizar-se apenas a partir do final do século XIX, quando a prefeitura decidiu instalar o parque do Jabaquara, utilizado para passeios e piqueniques.

A cultura popular do bairro é caracterizada por diversas manifestações.

Através da culinária típica dos primeiros habitantes mineiros e pelo artesanato que, juntos, contam um pouco da nossa história, pois carregam traços de culturas dos povos que deram origem à população brasileira, como os índios, os portugueses e os africanos.

Passeando pelas ruas da Vila Campestre, você tem a oportunidade de vivenciar nossa cultura quando encontra pessoas de diversas etnias, classes sociais e religião convivendo em comunidade, promovendo o bem sendo um exemplo social.

Musicalmente temos influência de vários ritmos como moda de viola choro e samba.

Comum na cidade, na década de 60 e começo da década de 70 os bailes em casas de família trouxeram uma mescla de ritmos como rock and roll com os passos do samba de gafieira ao som das vitrolas, o samba-rock, influenciando a dança, música e comportamento dos moradores na época.

[1] [2]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de agosto de 2009. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2009 
  2. https://www.facebook.com/amigosdavilacampestre
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.