Vila Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Vila Gomes
Praça Elis Regina, principal ponto de referência ao bairro
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito: Butantã
Subprefeitura: Butantã
Região Administrativa: Oeste

Vila Gomes é um bairro de São Paulo pertencente ao distrito do Butantã.[1] Está localizado nas proximidades da USP, tendo como vizinhos, principalmente, Jardim Bonfiglioli, Vila Indiana e INOCOOP Butantã. Sua exata data de fundação é incerta. Tem como via de referência da Av. Corifeu de Azevedo Marques, uma das avenidas pivotais do distrito do Butantã, do qual o bairro faz parte.

Características[editar | editar código-fonte]

Suas características urbanas são semelhantes às dos bairros vizinhos. Predominam casas de pequeno porte de vinte a quarenta anos, caracterizando o bairro como razoavelmente jovem. As informações dadas por moradores indicam que o bairro começou a se desenvolver na década de 50.

Habitam o bairro idosos e estudantes, estes últimos por conta da proximidade com o campus Butantã da USP.

Seu ponto de referência é a praça Elis Regina, para além do qual o bairro dificilmente se extende por mais de cinco quadras. É uma via de acesso à Raposo Tavares e ao Largo do Bonfiglioli.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Todas as sextas-feiras há uma feira livre na Rua Pereira do Lago (Ao lado da EMEI Emir Macedo Nogueira), a menos de uma quadra da Praça Elis Regina. Por um tempo limitado também houve uma pequena feira de artesanato no encontro da Praça Elis Regina com a Av. Corifeu de Azevedo Marques.

Há uma baixa concentração de edifícios comerciais no bairro, em grande parte por conta do zoneamento, que estabelece ZM1 para boa parte da Vila Gomes, isto é: residencial de baixa densidade. Comércios são permitidos, mas com muitas limitações. Na parte central do bairro, proximamente à Praça Elis Regina ou adjacentemente a ela, existem alguns pequenos comércios, tais como padarias, bares, oficinas mecânicas, lan houses e cabeleireiros.

Saúde e Educação[editar | editar código-fonte]

Estabelecimentos de educação:

  • EMEI Emir Macedo Nogueira (Maternal e pré-escola)
  • EMEF Desembargador Amorim Lima (Ensino fundamental, anteriormente colégio modelo)
  • Colégio Porto União (Maternal, pré-escola, ensino fundamental e médio)

Estabelecimentos de saúde:

  • UBS Butantã (Situada à Rua Cabral de Menezes, interior do bairro)

Transportes[editar | editar código-fonte]

Ônibus municipal servindo o bairro pela linha 809V

A principal linha de ônibus a servir o bairro é a 809V-10 (Vila Gomes - Paulista), concedida pela SPTrans à empresa Transppass, parte do consórcio Sudoeste e do grupo da Viação Osasco.

Os moradores da Vila Gomes podem se servir de transporte público através da Av. Corifeu de Azevedo Marques, via pivotal para quem vem de Osasco e Rio Pequeno, ou Rodovia Raposo Tavares, via pivotal para Cotia e os bairros paulistanos limítrofes. Por estar um tanto mais próxima ao centro do que estes locais, não é incomum haver problemas para os moradores da Vila Gomes e bairros próximos quanto à lotação e disponibilidade de linhas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Protesto pelo retorno da linha 577T, antes do estabelecimento da atual 809V.

A fim de resolver tal problema, a linha 6222 (Jardim Boa Vista - Praça da Bandeira) cortava o bairro, operada pela até então Viação Castro (hoje Transppass). Logo mais, em 1989 veio a ser praticamente suplantada pela linha 577T (Vila Gomes - Jardim Miriam). Por fim, esta última teve seu trajeto reduzido a Jardim Míriam - Metrô Ana Rosa. O motivo alegado pela SPTrans seria o exagerado comprimento da linha, que tinha como origem um bairro da Zona Sul próximo à divisa com a cidade de Diadema.

A solução temporária da SPTrans foi extender a linha 8012 (Vila Sônia - Butantã) até a Vila Gomes, mas a solução perdurou por pouco tempo, descartada pelos moradores do bairro. Então criou-se a linha 809V, ligando o bairro à Paulista, via Rebouças, destinos muito requisitados pelos residentes locais.

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Bairros de SP na Folha de SP