Vila Jardim (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vila Jardim
  Bairro do Brasil  
Vila jardim porto alegre.JPG
Município Porto Alegre
Área
 - Total 178 hectares
População
 - Total 14,251 moradores (2 000)
6,814 homens
7,437 mulheres
    • Densidade 80 hab/ha hab./km²
Taxa de crescimento (+) 4,8 % (de 1991 a 2000)
Domicílios 4.359
Rendimento médio mensal 5,3 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Vila Jardim é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959 e alterado pela Lei 12.112/16.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

A Vila Jardim foi uma região pouco habitada até meados do século XX, e ainda na década de 1970 possuía uma infraestrutura precária. Nesta mesma época, os moradores do bairro iniciaram o movimento comunitário, na busca por melhores condições de moradia. Hoje existe a Associação de Moradores e Amigos da Vila Jardim, sediada na Avenida Saturnino de Brito.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

A Vila Jardim está localizada entre os bairros Chácara das Pedras e Jardim Itu-Sabará. A maior parte da população do bairro é oriunda do interior do estado do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como bairro de classe média, sendo predominantemente residencial, com um pequeno comércio e serviços dispostos em suas duas principais vias, as avenidas do Forte e Saturnino de Brito.

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
  • Praça Baltazar de Bem
  • Praça Farroupilha
Educação
Templos

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Rua General Barreto Vianna com a Avenida Protásio Alves; desse ponto segue pela Avenida Protásio Alves até o limite oeste da propriedade do Centro Campestre do SESC, ponto de coordenadas E: 285.550; N: 1.675.273; segue por esse limite de propriedade até o encontro da Rua Aldrovando Leão com a Rua Ernesto Pellanda, por essa até a Rua Dom Luiz Guanella, por essa até a Avenida do Forte; desse ponto segue por linha reta e imaginária até o entroncamento entre a Rua Pascoal Parulla com a Rua Alberto Barbosa, por essa até a Avenida Doutor Nilo Peçanha, por essa até a Avenida General Barreto Vianna, por essa até a Avenida Protásio Alves

Seus bairros vizinhos são: Chácara das Pedras, Vila Ipiranga, Jardim Itu-Sabará, Bom Jesus , Jardim Carvalho e Jardim Europa.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vila Jardim (Porto Alegre)