Vila Leopoldina (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Leopoldina
Bairro de São Paulo
Área 5,6 km²
Distrito Vila Leopoldina
Site http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spla
Subprefeitura Lapa
Região Administrativa Oeste
Mapa

Vila Leopoldina é um bairro situado na zona oeste do município de São Paulo, pertencente ao distrito da Vila Leopoldina.[1]

As principais vias do bairro são a avenida Dr. Gastão Vidigal e a Avenida Imperatriz Leopoldina. A rua Carlos Weber abriga o quarteirão mais badalado do bairro, com condomínios de apartamentos e lojas. O bairro também é conhecido pelo CEAGESP, pelo Teatro UMC, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), pelo Senai e pela escola e ginásio do SESI, onde ocorre seus principais jogos de vôlei, como os da Superliga.

A Leopoldina é um bairro repleto de contrastes sócio-econômicos. Se por um lado existem condomínios para vários extratos da classe média, o bairro também apresenta favelas e uma considerável população em situação de rua, além de uma minicracolândia.

O bairro é servido pelos trens através das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, nas estações Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes na linha 8, e Ceasa na linha 9.

Caracteristicas: Área 7,2 km², População 30.188 hab (2010), Densidade 41,93 hab/ha, Renda média R$ 5.737,79, IDH 0,907 - muito elevado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.