Vila Palmares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vila Palmares é um bairro situado no município de Santo André, na Grande São Paulo. Faz divisa com o município de São Bernardo do Campo (bairro Rudge Ramos) e com São Caetano do Sul (bairro Nova Gerty).

História[editar | editar código-fonte]

A região era cercada por eucaliptos e cortada por um córrego. Até a década de 1960, quando começaram a aparecer alguns moradores, a vila era na verdade uma grande propriedade da família Rocha, estes que foram posteriormente homenageados com nomes de ruas do próprio bairro. Padre Rubens, nome marcante na história de Vila Palmares, atuou na região desde esse período, construiu a Paróquia Nossa Senhora Das Dores num ponto alto da Vila, e agiu como representante da comunidade. A partir das décadas de 1970 e 1980, chega a energia elétrica, asfalto e melhora nas moradias, conseqüência de um bom momento financeiro, que se prolonga até hoje.

Loteamendo Villa Palmares em São Bernardo (1924).

O Grêmio Recreativo[editar | editar código-fonte]

Fundada em Setembro de 1977, a Escola de Samba Palmares, organiza-se anualmente para os desfiles das escolas de samba da cidade além de promover eventos sociais. Regido pelo percursor Bruninho do cavaco que domina a região. É o mais comentado, o mais badalado e quem as minas mais se encantam.

Avenidas,Ruas e Praças Públicas[editar | editar código-fonte]