Vila Rosa (Goiânia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vila Rosa
—  Bairro do Brasil  —
Unidade federativa  Goiás
Região administrativa Sudoeste
Município Goiânia
Criado em 1954
População
 - Total 2 039 (em 2 010)
Limites Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Faiçalville
Fonte: Não disponível

Vila Rosa é um bairro da cidade brasileira de Goiânia, localizado em sua região sudoeste. Faz divisa com Parque Amazônia, Jardim Atlântico e Faiçalville.

Criado através do Decreto 44, de 9 de outubro de 1954, inicialmente foi projetado como bairro para pessoas de baixa renda. Nos anos 90, o bairro teve crescimento importante após a construção do Condomínio Residencial Rosas do Bosque, destinado a moradores de classe média-alta, pela Construtora Prumus S/A. À época, a construtora negociou com a Prefeitura de Goiânia, que cedeu dois quarteirões inteiros para a construtora em troca da mesma restaurar as ruas do bairro. Em 1997, o condomínio foi entregue, juntamente com a abertura de 20 ruas do bairro.

Em 2001, a Prefeitura concluiu a pavimentação asfáltica de todas as ruas do bairro. Com o crescimento da região sul, a entrada de grandes incorporadoras imobiliárias, a expansão do Buriti Shopping, as antigas casas de baixa-renda foram compradas e substituídas por casas de classe média.

Em 2008, a Prefeitura concluiu a 1ª fase do Parque Cascavel. Com isso, as imobiliárias iniciaram a construção de condomínios de edifícios.

Atualmente, o bairro conta com um bom centro comercial, possui uma unidade da rede de supermercados Extra, uma loja da rede Tend Tudo, próximo ao Buriti Shopping e ao Free Center Shopping e conta com muita área verde. A Reserva Ecológica Municipal da Nascente do Córrego Cascavel se localiza no meio do bairro, além disso o bairro possui aproximadamente 15 praças distribuídas igualmente.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pela prefeitura, no Censo 2010 a população da Vila Rosa era de 2 039 pessoas.[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «3.5.1 - Estimativa - Redistribuição da população residente em Goiânia, por bairro e gênero - 2010» (PDF). Prefeitura de Goiânia. Consultado em 24 de outubro de 2016