Vila Xurupita Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Xurupita F.C.
Nome Vila Xurupita Futebol Clube
Localização Vila Xurupita

O Vila Xurupita Futebol Clube é um time de futebol fictício das histórias em quadrinhos Disney gerido pelo personagem Zé Carioca, onde jogam seus amigos, além dele próprio. Suas cores são rosa e branco[1] (diz-se que teriam sido escolhidas estas cores para não combinar com time nenhum do Brasil). Ainda existem rumores diversos sobre o time, como o que reza que os "causos" ocorridos com a equipe não seriam inventados, mas sim baseados nos acontecimentos do futebol amador onde roteiristas, desenhistas e todos aqueles envolvidos com o Zé jogavam bola[2][3].

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Turma do Zé Carioca integrou um time de futebol pela primeira vez em Zé Carioca #479, desenhada por Jorge Kato e publicada em 1961, quando o time, chamado de "Seresteiros da Tijuca" enfrenta um time rival cujo goleiro era Gastão, o primo sortudo do Pato Donald[4]. Anos mais tarde, o time passa a ser conhecido como Brejeiros da Tijuca.[5] O nome atual Vila Xurupita Futebol Clube foi usado no tempo em que eram publicadas as histórias produzidas pela dupla Ivan Saidenberg e Renato Canini nos anos 70, a escola de samba integrada pela turma chama-se Unidos de Vila Xurpita.[6]

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Não existe um arqui-rival definido para a Vila. No entanto, sempre existe forte rivalidade quando o time da Vila enfrenta uma equipe gerida pelo rival do Zé Carioca, o Zé Galo denominada Arranca-Toco, uma vila vizinha (pois a Vila Xurupita é uma favela entre muitas outras) ou um time que conte com cobradores do Zé, onde sempre existe um esquema montado por eles para pegar o papagaio ao final do jogo e cobrar suas dívidas.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Isto é muito relativo. Varia de acordo com a historia; enquanto algumas não deixam este dado explícito, outras alegam que o time é fracassado e nunca ganhou uma taça; outras mostram a equipe vencendo um campeonato e por aí vai. Uma coisa é certa: volta e meia, aparece uma história contando uma glória da Vila (vencendo um campeonato, geralmente entre vilas, como a Copa do Morro), embora nunca nada seja oficializado noutras histórias. Já apareceu nos quadrinhos até mesmo um título carioca, onde o Pedrão teria ganho na loteria - e o Zé investido tudo no time.

Referências

  1. «Edição Extra No. 172 - Vila Xurupita F.C.». Inducks 
  2. «Zé Carioca: uma aventura editorial no Brasil». Universo HQ 
  3. «HQs Disney no Brasil: criadores e criaturas». Universo HQ 
  4. André Sollitto (18 de Novembro de 2013). «Revista da Copa do Mundo resgata história de partida no Pacaembu». Omelete 
  5. Ivan Saindeberg e Renato Canini (1975). «Um Amor De Vizinho». Editora Abril. Zé Carioca (1251) 
  6. Ivan Saindeberg e Renato Canini. «Zé Do Carnaval». Editora Abril. Zé Carioca (1265)