Trindade (Paraty)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vila de Trindade)
Praia do Caixa d'Aço em meados de março: águas quentes e límpidas mesmo com chuva todas as noites

A Vila de Trindade é um bairro localizado no município brasileiro de Paraty, estado do Rio de Janeiro. É formada basicamente por uma vila de pescadores.[1]

O comércio local é exercido pelos caiçaras, nativos da região. É constituído basicamente de artesanato e restaurantes com comidas típicas.

Parte de Trindade pertence ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e é preservada pelo ICMBio.

Vila de Trindade, município de Paraty - RJ.

História[editar | editar código-fonte]

Trindade já foi habitada por índios, piratas e portugueses. Na década de 1970, virou abrigo e símbolo de hippies. Na mesma época, a empresa ADELA - Agência de Desarollo de Latino América, multinacional com sede em Luxemburgo, invadiu a vila de pescadores com o objetivo de expulsar os moradores e criar na vila um balneário com vistas ao turismo e um condomínio de luxo.

A empresa era na época a Brascan, hoje a Brookfield Asset Management, que também construiu o luxuoso Condomínio Laranjeiras, a 5 km da Vila de Trindade.

Posteriormente a empresa Cobrasinco fez acordo com os trindadeiros e escriturou suas propriedades na área por eles escolhida e a paz voltou a reinar.

Nos anos 80, aventureiros vinham de toda parte para acampar nas praias paradisíacas. Desde 1990, grande parte da procura por Trindade vem do turismo.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Trindade recebe todos os dias turistas do mundo inteiro que vêm para conhecer sua bela praia.

Praias[editar | editar código-fonte]

Entre as praias mais importantes em Trindade encontram-se a Praia do Cepilho[2], onde o mar é propício a prática do surfe, a Praia de Fora[3], Praia do Rancho, onde os turistas podem se banhar calmamente, praticar mergulho e desfrutar ainda de bares e restaurantes, a Praia do Cachadaço[4] (ou Caixa d'Aço), a Praia dos Pelados (praia de nudismo) acessível apenas por trilha ou barco e a praia do Meio[5] mais utilizada para o turismo. Existe também a Praia Brava, cuja localização é afastada da vila e tem acesso mais difícil. Atualmente a Praia dos Pelados teria desaparecido devido à ação das aguas do mar, deixando no local somente as pedras. Ainda é possivel a prática do nudismo no local, que agora é conhecido como Pedra da Figueira, uma pedra grande achatada onde é possível ficar tomando sol ou dela mergulhar no mar. Aqueles que procuravam o local para o nudismo agora migraram para a Praia Brava, onde a prática passou a ser tolerada. Embora não seja oficializada a prática, passou a ser normal encontrar lá pessoas sem roupa alguma

Referências

  1. «Trindade, Roteiro Turístico». Roteiro de Turismo. Consultado em 17 de outubro de 2016 
  2. Editoria Férias Brasil. «Cepilho». Consultado em 17 de outubro de 2016 
  3. Editoria Férias Brasil. «Praia de Fora». Consultado em 17 de outubro de 2016 
  4. Editoria Férias Brasil. «Praia do Cachadaço». Consultado em 17 de outubro de 2016 
  5. Editoria Férias Brasil. «Praia do Meio». Consultado em 17 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.