Vila do Cruzeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vila do Cruzeiro
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito Santo Amaro
Subprefeitura Santo Amaro
Região Administrativa Centro-Sul

Vila Cruzeiro é um bairro localizado no distrito de Santo Amaro, tendo as avenidas João Carlos da Silva Borges, Avenida João Dias, Rua Fritz Martins, até a Rua Clarence circundante.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Pequeno polo de financeiro e residencial importante da região. Tem ruas distribuidas aleatóriamente, algumas com início na Clube hípico de Santo Amaro, que terminam na Rua Bragança Paulista. Possuia mata atlântica exuberante, hoje completamente extinta, e, em sua porção restante encontra-se na Hípica de Santo Amaro.

Até a década de 1960 era um bairro com ruas enlameadas na estação chuvosa e cheias de poeira no inverno. Reside o Colégio Estadual Plínio Negrão que antes era de estrutura de madeira, e ficava em uma praça próxima da instalação atual. Sofreu ocupação de migrantes, seguidos de pequenas indústrias. Com a migração das indústrias para o interior de SP, o setor de comércio, residências e serviços domina hoje o bairro. Atualmente possui duas escolas públicas, a EE Plínio Negrão (onde trabalha o lendário funcionário Vini), e a escola Arrôbas Martins, considerada a melhor escola do município em 2014.[1][2]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.