Vilar dos Teles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:

Vilar dos Teles é um bairro da cidade de São João de Meriti e um dos maiores pontos comerciais da cidade, junto com o Centro. Fica localizado no distrito sede do município, onde foi instalado a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Fórum da Comarca Municipal, na Praça dos Três Poderes, inaugurada pelo ex-prefeito José de Amorim em 1969, quando da mudança da prefeitura do centro da cidade para a região.

Diferentemente dos demais bairros de Meriti, o Vilar - como é mais conhecido pelos meritienses - foi um bairro planejado, tendo sido projetado pelo urbanista cearense Sabóia Ribeiro, o mesmo que realizou os novos planos urbanísticos para as cidades de Fortaleza, de São Luís do Maranhão e Nova Iguaçu, entre outras, e elaborou o bairro do Quitandinha, em Petrópolis, em meados do século 20 (anos 1940, 50 e 60).[1]

O bairro possui um shopping (o Rio Ville), uma UPA e a escola de samba, a Independente da Praça da Bandeira. O bairro será emancipado na categoria de município pela Lei N° 1.999 de 22 de janeiro de 2017, a emancipação está em plebiscito.

O bairro[editar | editar código-fonte]

Praça dos Três Poderes, localizada em Vilar dos Teles
Praça da Bandeira, localizada em Vilar dos Teles

Ficou famosa nos anos 80 como a Capital do Jeans por conta de diversas lojas que vendiam esse material a preço de fábrica. o nome deriva do Comendador Pedro Antônio Telles Barreto de Menezes, nascido em 1816 e morto em 1882, que foi dono de diversas terras na região.

Seu principal acesso é feito pela estrada RJ-085, conhecida como Avenida Automóvel Clube. além da Rodovia Presidente Dutra e da futura Transbaixada. Lugar onde imperam as concessionárias de carros, conhecidas por estacionar carros ilegalmente nas calçadas,trazendo transtorno para a população e onde esta localizado, o Hospital da Mulher Heloneida Studart[2].

Pela sede da Prefeitura e os prédios administrativos e legislativos de São João de Meriti se localizarem no bairro, há pessoas que acham que Vilar dos Teles é cidade, mas não é. Mesmo que Vilar seja diferente e mais organizado do que todos os bairros de São João de Meriti.

Rodoviária de Vilar dos Teles, na Praça da Bandeira

E o maior morro da cidade, o Morro do Pau Branco (esse morro tinha muitos Eucaliptos que deu origem ao nome. O tronco do Eucalipto e branco), se localiza em Vilar dos Teles, de onde se pode ser avistar o Cristo Redentor, o Dedo de Deus, o Pão de Açúcar, o Aeroporto Internacional e a Igreja da Penha, além da Linha Vermelha-Amarela e Avenida Brasil.

Na cultura, Vilar dos Teles possui a Praça dos Três Poderes[3], situada em frente a Prefeitura. há inúmeros bares, como: choperias, pizzarias, churrascarias, lanchonetes, entre outros. além da escola de samba Alegria do Vilar.

Sub-bairros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Freire, Américo; Oliveira, Lúcia Lippi (1 de janeiro de 2008). Novas memórias do urbanismo carioca. [S.l.]: FGV Editora. ISBN 9788522506507 
  2. Jus Brasil (5 de março de 2010). «Estado inaugura Hospital da Mulher em São João do Meriti neste domingo». Consultado em 5 de fevereiro de 2012 
  3. Overmundo (20 de dezembro de 2007). «Praça dos Três Poderes - Vilar dos Teles». Consultado em 5 de fevereiro de 2012 
  4. a b c d e f g h Prefeitura de São João de Meriti. «Bairros». Consultado em 10 de setembro de 2016 
  5. Subsecretaria de Imprensa (19 de janeiro de 2012). «Prefeitura de Meriti faz "arrastão" contra a dengue na Praça da Bandeira». Consultado em 7 de fevereiro de 2012 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vilar dos Teles

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.