Vingadores: A Queda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vingadores: A Queda
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
Língua de origem inglês
Editora(s) Marvel Comics
Formato de publicação arco de história, crossover
Lançada em agosto de 2004
Terminou em janeiro de 2005
Edições 5
Argumento Brian Michael Bendis
Desenho David Finch
Personagens principais Vingadores

Vingadores: A Queda, Vingadores: O Último Ato ou ainda Vingadores: O Fim de uma Era [1](no original, Avengers: Disassembled) é um arco de histórias em quadrinhos americanas publicado entre 2004 e 2005, em Avengers 500-503 e Avengers Finale, pela editora Marvel Comics. A história, escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por David Finch, mostra a dissolução do grupo Vingadores.[2][3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Esta saga mostra o fim dos Vingadores na sua formação mais duradoura. A mansão dos heróis foi destruída: eles foram atacados pelos Kree (aliens, que são velhos inimigos do grupo). A Mulher-Hulk enlouqueceu, agindo como o Hulk por um breve período (no qual ela destruiu o Visão), entre outros fatos. Foram convocados todos os heróis que já haviam participado do grupo para ajudar na situação. No fim da história, descobriu-se que tudo foi feito pela Feiticeira Escarlate, vingadora que havia perdido o controle sobre seus poderes de alteração da realidade, ao ser levada a crer que perdeu seus filhos (descobriria-se um bom tempo depois que, na verdade, estavam vivos, e são atualmente Wiccano e Célere dos Jovens Vingadores). Após derrotarem a colega, os Vingadores deixaram-na com o vilão Magneto, pai da heroína, para que ele a levasse até Genosha, para ser tratada por Charles Xavier. Os acontecimentos dessa história levaram até a saga Dinastia M.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Publicação no Brasil[editar | editar código-fonte]

A história foi publicada em formato de encadernado, no ano de 2008, pela Panini Comics.[4] A história também foi encadernada como parte da Coleção Oficial de Graphic Novels, do Editorial Salvat.[3] Em 2018, o arco foi republicado pela Panini na linha "Marvel Deluxe".[5]

Referências

  1. Sousa, Nuno (19 de outubro de 2015). «O segundo da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel». bandasdesenhadas. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  2. Fiuax, Gustavo (14 de julho de 2015). «Manual Legionário: Guia Cronológico das Sagas Marvel». Legião dos Heróis. Consultado em 9 de outubro de 2016. 
  3. a b Fan, Ritter (16 de junho de 2014). «Sagas Marvel - Os Vingadores: A Queda». Plano Crítico. Consultado em 9 de outubro de 2016. 
  4. «Vingadores: A Queda». www.marvel616.com. Consultado em 9 de outubro de 2016. 
  5. Naliato, Samir (7 de março de 2018). «Panini coloca The Walking Dead, Crononautas, Assassin's Creed, Legend of Zelda e mais lançamentos à venda». Universo HQ. Consultado em 11 de maio de 2018. 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.