Vintage (moda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estilo vintage

Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.[1]

Vintage é um termo antigo português que se refere ao conhecido Vinho Do Porto. Atualmente os EUA querem comprar este termo.

Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época.

Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.

Vintage, Antiguidade e Retrô, Diferenças[editar | editar código-fonte]

Antiguidade é qualquer peça que tenha, no minimo, 100 anos de idade.

O Vintage, é qualquer "peça" que tenha entre 20 a 100 anos de idade, pois, a partir de 100 anos deverá ser considerada antiguidade.

Retrô, é considerado uma imitação do estilo antigo, no mínimo uma década aplicada em peças novas. Todas as peças novas semelhantes a alguma moda anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até acessórios, tais como, caixas decorativas, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tolkien, Tracy (2000). Vintage: the Art of Dressing up. Pavilion. ISBN 1-86205-305-7

Predefinição:Retroartte

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.