Virgilio Calegari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Virgilio Calegari
Nascimento 1868
Bérgamo, Itália
Morte 1937 (69 anos)
Porto Alegre, Brasil
Ocupação Fotógrafo

Virgilio Calegari (Bérgamo, 1868Porto Alegre, 1937) foi um fotógrafo ítalo-brasileiro do fim do século XIX e princípios do XX.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Calegari chegou ao Brasil na década de 1880 juntamente com os irmãos Guglielmo e Giulio, fixando-se inicialmente em Caxias do Sul. Seu contato inicial com a fotografia remonta a 1885, quando tomou os primeiros ensinamentos com o fotógrafo João Antônio Iglesias, tornando-se mais tarde auxiliar do estabelecimento de Otto Schönwald, com quem teria aprimorado seus conhecimentos na prática.

Em 1893 inaugurou seu primeiro ateliê à rua do Arroio (depois Bento Martins). Dois anos depois transferiu-se para a Rua da Praia e, logo no ano seguinte, registra-se o primeiro recolhimento de impostos sobre profissões de seu estabelecimento. Participou de várias mostras nacionais e internacionais, tendo obtido várias premiações, como na Exposição Comercial e Industrial de 1901 em Porto Alegre (medalha de ouro) e na Saint Louis Purchase Exposition, nos Estados Unidos da América, em 1904 (medalha de prata); em 1906 recebeu medalhas de ouro na Exposição Colonial e Sul-Americana realizada em Paris e na Exposição Internacional de Milão; em Londres recebeu o grande prêmio na Exposição de Arte e Higiene assim como na Exposição de Arte e Manufatura Internacional de Madri, ambas no ano de 1907. Em 1910 Vítor Emanuel III, rei da Itália, concedeu-lhe o título de Cavaleiro da Coroa. Foi colaborador das revistas ilustradas Kodak e Máscara.[1]

O recolhimento de impostos de seu estúdio fotográfico termina em meados de 1932, o que faz crer que tenha sido quando encerrou sua longa carreira como fotógrafo profissional.[2]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Possamai, Zita Rosane: O circuito social da fotografia em Porto Alegre (1922 e 1935), em Anais do Museu Paulista, ed. junho, vol. 14, nr. 1, p. 263 - 289, Universidade de São Paulo 2006, (disponível online)
  • Borges, Marcia de Castro: Imagens e cidade. Um olhar sobre Porto Alegre. A construção imagética de Virgílio Calegari (1900 - 1920), dissertação (orientador: Adilson José Ruiz), UNICAMP 1999.

Referências

  1. Kossoy, Boris. Dicionário Histórico Fotográfico Brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002, p. 95-96.
  2. Bastos, Ronaldo Marcos. Virgilio Calegari – Um Fotógrafo Além do Seu Tempo Câmera Dois.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Virgilio Calegari
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.