Visão do Paraíso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Visão do Paraíso. Os motivos edénicos no descobrimento e colonização do Brasil é um livro do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982). Publicado em 1959, pela Editora José Olympio, o texto originou-se da tese elaborada pelo autor em 1958 no contexto do concurso que o conduziria à cátedra de História da Civilização Brasileira da Universidade de São Paulo.

O livro aborda e analisa os mitos edénicos aos quais recorre grande parte das narrativas acerca do descobrimento e colonização da América escritas entre o final do século XV e o século XVIII.[1] Os motivos edénicos investigados por Sérgio Buarque eram representações coletivas, nas quais se associava o continente americano ao bíblico Jardim do Éden.

Visão do paraíso é um dos mais significativos e eruditos textos da historiografia brasileira, sendo representativo da corrente historiográfica chamada história das mentalidades.

Referências

  1. Souza, William (s/d). "Um Relance sobre a Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda". In: Revista Digital Simonsen, nº 2.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.