Vis a Vis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vis a Vis
Informação geral
Também conhecido(a) como Locked Up
Formato série
Gênero Suspense
Criminal
Duração 75 minutos (temporadas 1–2)
50 minutos (temporadas 3–4)
Estado Finalizada
Criador(es)
  • Daniel Écija
  • Álex Pina
  • Iván Escobar
  • Esther Martínez Lobato
País de origem Flag of Spain.svg Espanha
Idioma original espanhol
Produção
Cinematografia Migue Amoedo
Distribuição
Elenco
Tema de abertura "Agnus Dei" por Cecilia Krull
Composto por Manel Santisteban
Música por
  • Iván Martínez Lacámara
  • Manel Santisteban
Empresa(s) produtora(s) Globomedia
Exibição
Emissora original Antena 3 (2015–16)
Fox Espanha (2018–20)
Transmissão original 20 de abril de 2015 (2015-04-20) – 8 de junho de 2020 (2020-06-08)
Temporadas 5
Episódios 48
Cronologia
Vis a Vis: El Oasis
(2020)
Ligações externas
Site oficial

Vis a Vis[1][2] (estilizado como VisAVis) é uma série de televisão criminal espanhola, originalmente produzida pelo estúdio espanhol Globomedia, e exibida entre 2015 e 2019 pelo canal Antena 3. Ambientada sobretudo numa prisão, a série foca numa jovem que tem de se adaptar à sua nova vida de presidiária.

A série estreou no dia 20 de abril de 2015,[3] e a segunda temporada teve início um mês depois no dia 26 de maio.[4] Em 6 de julho de 2017, a Antena 3 anunciou o cancelamento da série, porém a Fox Espanha adquiriu os direitos de transmissão e anunciou uma terceira temporada, que estreou em 23 de abril de 2018.[5][6] Uma quarta e até então última temporada foi lançada em dezembro de 2018, sendo cancelada em seguida.[7] A Netflix também comprou os direitos globais de streaming para o programa.[8][9]

Após o cancelamento inicial do programa, vários membros do elenco seguiram para outros projetos, resultando em grandes mudanças de elenco nas temporadas 3 e 4. A produção também mudou para um local de filmagem diferente, já que o estúdio anterior se tornou o set de outra série de Álex Pina, La Casa de Papel. Maggie Civantos, que interpretou a personagem principal da série nas duas primeiras temporadas, teve seu papel reduzido devido ao seu compromisso com outro programa, Las Chicas del Cable. Najwa Nimri, Berta Vázquez, María Isabel Díaz Lago, Marta Aledo, Laura Buena e Alba Flores voltaram como membros do elenco principal.

Em maio de 2019, foi anunciada uma continuação da série, intitulada Vis a Vis: El Oasis, que mostra os acontecimentos das personagens centrais da trama — Macarena e Zulema — após saírem da prisão. A temporada estreou em 20 de abril de 2020 e foi finalizada em 8 de junho do mesmo ano na Fox Espanha, assim, marcando o encerramento das histórias das personagens de forma definitiva.[10]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Macarena "Maca" Ferreiro é uma moça jovem e ingênua que se apaixona por seu chefe e, sob influência dele, comete vários delitos financeiros. Acusada de quatro crimes fiscais, é enviada provisoriamente à prisão feminina Cruz del Sur (Cruz do Sul) com uma fiança muito alta. Ela tem de lidar com o choque emocional que a prisão significa para ela, e viver relacionamentos complicados com as outras detentas, entre as quais Zulema, a mais perigosa de todas.

Macarena percebe que a chance de sobreviver seus sete anos de encarceramento (pelos quais ela provavelmente passará condenada) irão depender dela evoluir e se tornar uma pessoa bem diferente. Enquanto isso, para conseguir pagar a fiança caríssima, sua família precisa encontrar uma grande quantidade de dinheiro escondida em algum lugar, disputando com o namorado de Zulema, que leva os Ferreiros a uma situação terrível.

A série reflete o dia-a-dia de prisioneiras e um grupo de funcionários de uma penitenciária. A transformação de uma mulher inofensiva, aparentemente incapaz de causar danos, em uma sobrevivente que deixa seus escrúpulos de lado. A luta pela sobrevivência marca, assim, a convivência entre presidiários, caracterizada por alianças, traições e vinganças tanto entre presidiários quanto entre funcionários.

Macarena deixa de ser a protagonista a partir da terceira e quarta temporada.

Vis a Vis: El Oasis (2020)[editar | editar código-fonte]

Depois de alguns anos se dedicando ao roubo de joalheiros, bancos e cassinos, é hora de Macarena (Maggie Civantos) e Zulema (Najwa Nimri) se separarem. Para fazer isso, eles decidem preparar um último assalto que visa roubar uma tiara de diamante da filha de um importante traficante mexicano durante o casamento da jovem. Os dois fugitivos terão a ajuda de Goya (Itziar Castro), Mónica (Lisi Linder), Triana (Claudia Riera) e "La Flaca" (Isabel Naveira) para realizar este trabalho. Horas após o assalto, a equipe se reunirá no Oasis Hotel para distribuir o saque. No entanto, o plano não é tão perfeito quanto o planejado e a situação é complicada a cada momento.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original Canal original
Estreia de temporada Final de temporada
1 11 20 de abril de 2015 2 de julho de 2015 Antena 3
2 13 31 de março de 2016 22 de junho de 2016
3 8 23 de abril de 2018 11 de junho de 2018 Fox Espanha
4 8 3 de dezembro de 2018 4 de fevereiro de 2019
Oásis 8 20 de abril de 2020 8 de junho de 2020

1.ª Temporada (2015)[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada segue a história de Macarena Ferreiro (Maggie Civantos), uma mulher que foi condenada à prisão por desvio de dinheiro da empresa em que trabalha por instrução de seu chefe e amante. Sua vida vai virar de pernas para o ar quando ela conhecer as presas Zulema Zahir (Najwa Nimri), a presa mais perigosa da prisão, sua amiga leal Saray (Alba Flores) e Cachinhos (Berta Vázquez), uma presa alegre que a faria questionar sua sexualidade. Conforme ela se adapta ao ambiente da prisão, suas decisões e escolhas terão consequências terríveis, não apenas para ela, mas também para sua família, que foi apanhada em sua confusão.

2.ª Temporada (2016)[editar | editar código-fonte]

A temporada começou com a fuga de Zulema (Najwa Nimri), Saray (Alba Flores) e Macarena (Maggie Civantos) da prisão e suas consequências. Com o suborno de Sandoval (Ramiro Blas), Miranda (Cristina Plazas) impondo regras e regulamentos mais rígidos na prisão como repercussão na fuga das presas. Com autoridade do Diretor para usar quaisquer medidas extremas para disciplinar as presas que se comportem mal, alguns oficiais recorrem ao abuso de poder com algumas das presas como vítimas de abuso físico e mental, bem como de estupro. Com ameaças pairando sobre a família de Macarena por se envolver com a família do Egípcio, os Ferreiro sofrerão sua pior tragédia. Enquanto isso, o triângulo amoroso de Macarena, Cachinhos (Berta Vázquez) e Saray continua com Fabio (Roberto Enríquez) na mistura.

3.ª Temporada (2018)[editar | editar código-fonte]

A temporada girou em torno das vidas de Saray (Alba Flores), Cachinhos (Berta Vázquez), Sole (María Isabel Díaz Lago), Tere (Marta Aledo), Anabel (Inma Cuevas), Antonia (Laura Baena) e Zulema (Najwa Nimri), à medida que se adaptam ao novo ambiente de Cruz do Norte. Depois de serem transferidas para a nova prisão devido à superlotação na Cruz do Sul, as presas foram forçadas a se unirem e colocarem de lado suas diferenças entre si ao encontrarem presas e funcionários da prisão de Cruz do Norte. Novos personagens foram introduzidos, como um grupo de presidiárias chinesas, que elas imediatamente souberam serem as que controlam a prisão com Macarena (Maggie Civantos) como sua primeira vítima.

4.ª Temporada (2018–19)[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada trata das consequências da fuga de Zulema (Najwa Nimri), Saray (Alba Flores) e Altagracia (Adriana Paz). Altagracia, que costumava aterrorizar os presos como guarda penitenciária, agora é um deles. Zulema e Saray, que antes eram melhores amigas, agora são inimigas uma da outra. O Dr. Sandoval (Ramiro Blas) é o novo Diretor da Cruz do Norte, que aplicou a violência para domar os presos, tornando a prisão mais perigosa do que nunca. Vemos Saray como uma mãe, que faria qualquer coisa por seu filho, e Zulema, que mais tarde se revelaria mãe. Enquanto isso, Sole (María Isabel Díaz Lago) tem a doença de Alzheimer. Macarena (Maggie Civantos) finalmente acorda do coma.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Enquanto a série inicialmente se concentrava na personagem de Macarena Ferreiro, interpretada por Maggie Civantos, acabou evoluindo para uma série em conjunto.[11]

Espanha Ator/Atriz Personagem Temporadas
1 2 3 4 Oásis
Elenco principal
Maggie Civantos Macarena Ferreiro Principal Participação Principal
Najwa Nimri Zulema Zahir Principal
Berta Vázquez Estafania Kabila "Rizos / Cachinhos" Principal
Roberto Enríquez Fabio Martínez León Principal Participação
Alba Flores Saray Vargas de Jesús Principal Participação
Inma Cuevas Ana Belén "Anabel" Villaroch Principal Recorrente
María Isabel Díaz Soledad "Sole" Núñez Hurtado Principal
Ramiro Blas Carlos Sandoval Castro Principal Participação Principal Participação
Marta Aledo Teresa "Tere" González Largo Principal
Laura Baena Antonia Trujillo Díez Principal
Jesús Castejón Inspetor Damián Castillo Recorrente Principal Participação
Itziar Castro Goya Fernández Principal
Adriana Paz Altagracia Guerrero Principal
Abril Zamora Luna Garrido Recorrente Principal
Cristina Marcos Magdalena Cruz Principal
Benjamín Vicuña Antonio Hierro Principal
Lucas Ferraro Cepo Sandoval Castro Principal
Ana María Picchio Ama Castro Principal
David Ostrosky Víctor Ramala Principal
Elenco recorrente
Carlos Hipólito Leopoldo Ferreiro Recorrente
Cristina Plazas Miranda Aguirre Senén Recorrente
María Salgueiro Encarna Molina Recorrente
Daniel Ortiz Román Ferreiro Molina Recorrente Participação
Harlys Becerra Ismael Valbuena Ugarte Recorrente
Alberto Velasco Antonio Palacios Lloret Recorrente Recorrente
Adryen Mehdi Hanbal Hamadi Recorrente Participação
Dunia Rodríguez María Prieto Téllez "Casper" Recorrente Participação
Ana Marzoa Prudencia Mosqueira Participação Recorrente
Olivia Delcan Cristina Marquina "Bambi" Recorrente
Verónika Moral Helena Martín Recorrente
Ruth Díaz Mercedes Carrillo Recorrente Participação
Huichi Chiu Akame Recorrente
Javier Lara Álex Moncada Recorrente
Luis Callejo Andrés Frutos Recorrente
Irene Anula Inspetora Nerea Rojas Recorrente
Zaira Peréz Nuria Millán Recorrente
Georgina Amorós Fatima Amín Recorrente
Édgar Vittorino Caimán Recorrente
Isabel Naveira Laura "Flaca" Ros Recorrente
Lisi Linder Mónica Ramala Recorrente
Claudia Riera Triana Azcoitia Recorrente
Alma Itzel Kati Ramala Recorrente
Almagro San Miguel Diego Ramala Recorrente
Fernando Sansegundo Matías "Mati" Maneses Recorrente
Iván Morales Javier Colsa Recorrente
Pablo Vázquez Julián Quintanilla Recorrente
Natalia Hernández Elena Quintanilla Recorrente
Paula Gallego Virginia "Vivi" Quintanilla Recorrente

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

Quando a premissa da série foi anunciada pela primeira vez, ela foi imediatamente comparada à série de televisão americana Orange Is the New Black e alguns meios de comunicação acusaram-na de ser uma mera cópia. No entanto, quando o episódio piloto foi exibido para os críticos, eles notaram que as duas séries têm um tom diferente, já que Vis a Vis é em maior parte um suspense, enquanto Orange Is the New Black é uma mistura de drama com comédia. Além das comparações, a série recebeu críticas favoráveis ​​a boas críticas.[12][13]

Os críticos elogiaram a atuação e o enredo acelerado do elenco. "A atuação é forte, os personagens envolventes e críveis, o roteiro é rápido e cativante, e fica lindo na tela com um trabalho de câmera criativo e imaginativo."[14] Rebecca Nicholson do The Guardian diz que a série é "um suspense tremendamente bobo e fantasticamente tenso que se desenvolve em um ritmo de tirar o fôlego".[15]

"Isso é violento – de forma brutal – e muito explícito em sua descrição da vida em uma prisão feminina. Mas totalmente brilhante ao mesmo tempo. É escuro com um ar constante de ameaça e perigo passando por ele. Eu adoro isso." de Martin Howse da Entertainment Focus.[16]

Depois de duas temporadas, a Antena 3 cancelou a série, no entanto, em 6 de julho de 2017, a Fox Espanha anunciou que havia escolhido a série para uma terceira e quarta temporada, com a quarta como a última da série. A 3ª temporada estreou em 23 de abril de 2018.[17][18] E a quarta e última temporada foi lançada em dezembro de 2018. A série foi filmada na Espanha.[19]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Durante suas quatro temporadas consecutivas, a série coletou um total de quarenta e quatro (44) nomeações com treze (13) vitórias.

Ano Prêmio Categoria Nomeado(a) Resultado Ref.
2015 Premios Ondas Melhores Atrizes Elenco Feminino de Vis a Vis Venceu [20]
FesTVal de Televisión y Radio de Vitoria Descoberta do Ano Vis a Vis Venceu
Premios MiM Melhor Atriz Dramática para Televisão Maggie Civantos Venceu
2016 Unión de Actores y Actrices Melhor Desempenho de Liderança Feminina Maggie Civantos Venceu [21]
Najwa Nimri Indicado
Melhor Desempenho de Liderança Masculina Roberto Enríquez Indicado
Melhor Performance Feminina em Papel Coadjuvante Alba Flores Indicado
Melhor Performance Feminina em Papel Menor Inma Cuevas Venceu
Marta Aledo Indicado
Premios Iris Melhor Atriz Najwa Nimri Indicado
Melhor Ator Carlos Hipolito Indicado
Melhor Ficção Vis a Vis Indicado
Melhor Produção Cristina López Ferrar, Juan López Olivar Indicado
Fotogramas de Plata Prêmio de Audiência para a Melhor Série Espanhola Vis a Vis Indicado
Festival de Luchon (França) Melhor Ficção Espanhola Vis a Vis Venceu
Premios Paramount Channel Melhor Vilã Najwa Nimri Venceu
Melhor Atriz Futura Berta Vázquez Venceu
Premios MiM Melhor Série Dramática Vis a Vis Venceu
Melhor Direção Vis a Vis Indicado
2017 Unión de Actores y Actrices Melhor Desempenho de Liderança Feminina Maggie Civantos Indicado [21]
Najwa Nimri Indicado
Melhor Desempenho de Liderança Masculina Roberto Enríquez Indicado
Melhor Performance Feminina em Papel Coadjuvante Alba Flores Venceu
Melhor Performance Feminina em Papel Menor Inma Cuevas Venceu
Maria Isabel Díaz Indicado
Premios Feroz Melhor Série Dramática Vis a Vis Indicado
Melhor Atriz Principal Maggie Civantos Indicado
Najwa Nimri Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Alba Flores Indicado
Inma Cuevas Indicado
Fotogramas de Plata Prêmio de Audiência para a Melhor Série Espanhola Vis a Vis Venceu
Melhor Atriz de TV Najwa Nimri Indicado
Premios Fenix Awards Melhor Conjunto de TV Vis a Vis Indicado
2018 Premios Iris (ATv) Melhor Atriz Alba Flores Indicado [21]
Melhor Diretor Jesus Colmenar, Sandra Gallego, David Molina Encinas, Jesus Rodrigo Indicado
Premios MiM Melhor Série Dramática Vis a Vis Indicado
Melhor Atriz Dramática Najwa Nimri Indicado
2019 Unión de Actores y Actrices Melhor Performance Masculina em Papel Menor Jesus Castejon Indicado [21]
Melhor Nova Comer Feminina Abril Zamora Indicado
Premios Feroz Melhor Atriz Principal Najwa Nimri Indicado
Fotogramas de Plata Melhor Atriz de TV Najwa Nimri Venceu
The Platino Awards for Iberoamerican Cinema Melhor Atriz em Minisséries ou Séries de TV Najwa Nimri Indicado
Spanish Audio Visual Award Melhor Música de Programa de TV Manel Santisteban, Ivan Martinez Lacamara Indicado
2020 Unión de Actores y Actrices Melhor Performance de Apoio Masculino Alberto Velasco Indicado [21]

Transmissão internacional[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada foi transmitida a partir do dia 17 de maio de 2016 no serviço Walter Presents do Channel 4.[22] Em 2017, o Prime Video adquiriu as primeiras duas temporadas para transmissão nos Estados Unidos e, em 2018, a Hulu adquiriu as quatro temporadas para exibição no Japão.[23] Na Grécia, a série estreou em 27 de novembro de 2018 na ERT.[24] A série também está disponível por um período limitado de tempo no serviço de streaming online 'VTMGO' da emissora belga VTM (canal de TV).[14]

A série também está disponível no serviço de streaming, Netflix.

Spin-off[editar | editar código-fonte]

Uma série spin-off intitulada Vis a Vis: El Oasis estreou em abril de 2020. A série foca na personagem de Maggie Civantos, Macarena, e a personagem de Najwa Nimri, Zulema, se unindo. O spin-off serviu como a última temporada da série geral.[25][26][27]

Referências

  1. «Vis a Vis». AdoroCinema. Brasil. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  2. «Vis a Vis». Fox TV. Portugal. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  3. «El estreno de 'Vis a vis' se impone por 300.000 espectadores al regreso de 'La que se avecina'». Te Interesa (em espanhol). 21 de abril de 2015. Consultado em 28 de agosto de 2015 
  4. EFE (26 de maio de 2015). ««Allí abajo», «Vis a Vis» y «Bajo sospecha», tendrán segunda temporada». La Voz de Galicia (em espanhol). Consultado em 28 de agosto de 2015 
  5. «Fox vuelve a meter a las mujeres de 'Vis a vis' en la cárcel». El País (em espanhol). Madri. 6 de julho de 2017. Consultado em 7 de julho de 2017 
  6. El Confi TV (4 de abril de 2018). «'Vis a vis' estrenará el 23 de abril su tercera temporada en Fox España». El Confidencial (em espanhol). Titania Compañía Editorial, S.L. Consultado em 18 de abril de 2018 
  7. «Vis a vis: temporada 4 comienza grabaciones en España y confirma regreso de estas actrices». La Prensa (em espanhol). 8 de junho de 2018. Consultado em 28 de junho de 2018 
  8. «Locked Up - Is Locked Up on Netflix - FlixList». flixlist.co (em inglês). Consultado em 9 de maio de 2021 
  9. Eric (23 de julho de 2019). «Vis a Vis: Série Netflix». Outras Histórias. Consultado em 9 de maio de 2021 
  10. A espera acabou! ‘Vis a Vis: El Oasis’ chega à Netflix
  11. «ANTENA 3 SERIES | Vis a vis | Personajes». Antena3 (em espanhol). Consultado em 26 de março de 2021 
  12. vertele.eldiario.es (17 de abril de 2015). «'Vis a vis', una prueba de fuego para las series españolas». vertele (em espanhol). Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  13. «'Vis a vis', la reinvención de los desayunos de Globomedia». FormulaTV (em espanhol). Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  14. a b Howse, Martin. «Walter Presents: Locked Up series 3 preview – a violent but brilliant drama» (em inglês). Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  15. «Locked Up review – tremendously silly and fantastically taut». the Guardian (em inglês). 28 de abril de 2017. Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  16. Howse, Martin. «Walter Presents: Locked Up series 3 preview – a violent but brilliant drama» (em inglês). Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  17. «Fox vuelve a meter a las mujeres de 'Vis a vis' en la cárcel». Madrid. El País (em espanhol). 6 de julho de 2017. ISSN 1134-6582. Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  18. «'Vis a vis' estrenará el 23 de abril su tercera temporada en Fox España». www.elconfidencial.com (em espanhol). 4 de abril de 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  19. «Vis a vis: temporada 4 comienza grabaciones en España y confirma regreso de estas actrices». laprensa.peru.com (em espanhol). 8 de junho de 2018. Consultado em 26 de março de 2021 
  20. LOS40 (28 de outubro de 2015). «Las chicas de Vis a Vis y El Ministerio del Tiempo triunfan en los Premios Ondas». LOS40 (em espanhol). Consultado em 26 de julho de 2021 
  21. a b c d e «Vis a Vis Awards and Nominations». IMDB. Consultado em 26 de julho de 2021 
  22. Mayorga, Emilio (15 de maio de 2016). «MipTV: Spanish 'Locked-Up' Jail Thriller Clinches U.K. Sale». Variety. Penske Business Media, LLC. Consultado em 5 de abril de 2016 
  23. Pecino, Manuel (15 de outubro de 2018). «'Vis a vis': Hulu Japón adquiere los derechos de emisión de las cuatro primeras temporadas». FórmulaTV (em Spanish). Consultado em 15 de outubro de 2018 
  24. «Vis A Vis στην ΕΡΤ1» (em Greek) 
  25. AdoroCinema, Vis a Vis: El Oasis, consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  26. «Vis a Vis confirma su spin-off – La Cosa Cine» (em espanhol). Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  27. «Spin-off de "Vis a Vis" ganha data de estreia na Espanha: tudo sobre a série». www.msn.com. Consultado em 5 de fevereiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]