Viti Levu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Viti Levu
Viti Levu está localizado em: Fiji
Viti Levu
Localização em Fiji
17° 48' S 178° E
Geografia física
País Fiji
Arquipélago Grupo de Viti Levu, Ilhas Fiji
Ponto culminante Monte Tomanivi
Área 10 388  km²
Geografia humana
População 600 000
Densidade 57,8  hab./km²
Principais povoações Suva
Korotogo.jpg
Praia de Korotogo
Topografia de Viti Levu
Vila de Navala.
Localização de Viti Levu em Fiji

Viti Levu é a maior ilha da República das ilhas Fiji, onde se localiza a capital Suva e onde residem 600 000 habitantes, cerca de 70% da população do país.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Viti Levu cobre uma área de 10 388  km², estendendo-se cerca de 146 km de norte a sul e 106 km de leste a oeste. É a quinta maior ilha da Oceania, após a Tasmânia, as duas maiores ilhas da Nova Zelândia, ilha Havai e Nova Caledônia, e a 75.ª maior ilha do mundo.

O centro da ilha é coberto por floresta e inclui o maior pico da ilha e do país, o monte Tomanivi (ou monte Vitória - 1324 m de altitude), isolado e de acesso difícil, sobretudo durante a estação húmida.

A costa oriental (barlavento) é onde se situa a capital. Tem um clima particularmente húmido e é exposto aos ventos alíseos. A costa ocidental (sotavento) é mais seca e ensolarada. Aí ficam o aeroporto internacional e a segunda cidade de Fiji, Nadi, a três horas de viagem por estrada de Suva, pela costa sul. Deste lado da ilha encontra-se a maior parte dos campos de cana-de-açúcar, recurso essencial para a economia fijiana. É também da costa ocidental que partem transportes para as ilhas Yasawa, grandes polos turísticos.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Além de Suva, capital do país, as principais cidades de Viti Levu são (todas ao redor da costa): Ba, Lautoka, Nadi, Nausori, Rakiraki e Sigatoka.

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

Oito das 14 províncias do país estão em Viti Levu: Ba, Nadroga-Navosa e Ra constituem a Divisão do Oeste, enquanto Naitasiri, Namosi, Rewa, Serua e Tailevu formam a Divisão Central.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que Viti Levu tenha sido habitada muito antes da ilha de Vanua Levu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Viti Levu