Vitor Buaiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vitor Buaiz
45.º Governador do  Espírito Santo
Período 1 de janeiro de 1995
1 de janeiro de 1999
Antecessor Albuíno Cunha de Azeredo
Sucessor José Ignácio Ferreira
Dados pessoais
Nascimento 19 de agosto de 1943 (76 anos)
Vitória, ES
Profissão Médico, Professor

Vitor Buaiz (pronounciado [ˈvitoʁ buˈajs]) (Vitória, 19 de agosto de 1943) é um médico, professor e político brasileiro. Foi governador do Espírito Santo.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1967. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980. Depois da militância no Sindicato dos Médicos do ES, passou a se dedicar à carreira política. Teve experiências fracassadas, como candidato a deputado federal e a prefeito de Vitória, sendo que em 1988 foi, finalmente, eleito prefeito da capital capixaba, exercendo o cargo de 1989 a 1992.

Em 1994, candidatou-se a governador do estado do Espírito Santo, e foi eleito em segundo turno, disputando contra Cabo Camata, e governando, até o final do mandato. Foi responsável por inúmeras crises devido a não atender a orientação do secretário de finanças da época, e atender orientações equivocadas de assessores de outras áreas.Consta de sua administração a concessão de um aumento linear de 25% a todo o funcionalismo público estadual. Neste ato, o então Secretário de Estado da Fazenda, o economista Arlindo Villaschi afirmou ao Chefe de Governo que se tal proposta de aumento fosse levada à frente as contas do estado seriam arruinadas, e ele, o secretário demitir-se-ia ao invés de assinar tal "coisa. O governador nomeou o jornalista Rogério medeiros para ser Secretário da Fazenda.[carece de fontes?]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Albuíno Cunha de Azeredo
Governador do Espírito Santo
1995 — 1999
Sucedido por
José Ignácio Ferreira