Viver a Vida (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Viver a Vida.
Viver a Vida
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 75 minutos (exceto quartas-feiras)
50 minutos (quartas-feiras)
Criador(es) Manoel Carlos
País de origem  Brasil
Idioma original Língua portuguesa
Produção
Diretor(es) Jayme Monjardim
Fabrício Mamberti
Elenco
Tema de abertura "Sei lá... A Vida Tem sempre Razão", Chico Buarque, Tom Jobim e Miúcha
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HD)
Transmissão original 14 de setembro de 2009 - 14 de maio de 2010
N.º de episódios 209
Cronologia
Programas relacionados Laços de Família
Mulheres Apaixonadas
Páginas da Vida
Em Família
Por Amor
História de Amor
Felicidade
Baila Comigo

Viver a Vida é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 21 horas, entre 14 de setembro de 2009 e 14 de maio de 2010, em 209 capítulos,[1] substituindo Caminho das Índias e sendo substituída por Passione. Foi a 73.ª "novela das oito" exibida pela emissora.

Escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Claudia Lage, Daisy Chaves, Juliana Peres e Maria Carolina, direção de Adriano Melo, Teresa Lampreia, Maria José Rodrigues, Leonardo Nogueira, Frederico Mayrink e Luciano Sabino. Teve direção geral de Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti, e direção de núcleo de Jayme Monjardim.

Contou com as participações de Alinne Moraes, Mateus Solano, Taís Araújo, José Mayer, Lília Cabral, Giovanna Antonelli, Thiago Lacerda e Bárbara Paz.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Helena é uma supermodelo jovem, bela e decidida, que sempre obteve grande sucesso em sua vida pessoal e profissional. Seu destino mudará drasticamente a partir do momento em que ela se apaixona por Marcos, um homem vinte anos mais velho e que acaba de colocar um ponto final num casamento de 30 anos. Marcos é o ex-marido de Teresa, com quem teve três filhas, Luciana, Isabel e Mia, sendo a última a mais jovem e também a adotiva. Helena e Marcos têm seu primeiro encontro em Búzios, cidade no Rio de Janeiro onde ela nasceu e cresceu e onde, no início da trama, acontece um desfile de moda em que ela é a principal estrela. É lá também que a mãe de Helena, Edite, tem uma pousada. Edite é divorciada de Oswaldo com quem teve mais dois filhos além de Helena; Sandra e Paulo. Sandra é uma menina mimada e muito briguenta, que namora Benê, um traficante barra-pesada. Ela é sempre espancada por ele, engravida, tenta fazer aborto, mas é convencida a não o fazer e, por amor ao bandido, não faz. Ela ama esse homem cruel que quase matou Edite, sua mãe, e ela também. Já usou drogas e nas favelas do Rio fugia da polícia. Já seu irmão, Paulo, é um rapaz tranquilo, que quer um emprego e namora Soraya, irmã de Flávio, ambos filhos de Onofre e Matilde, que trabalham na casa de Marcos e Teresa em Búzios. Edite é casada com Ronaldo, que tenta não se meter nos problemas da família de Edite, mas não consegue.

Helena carrega um drama pessoal: aos 18 anos, fez um aborto em troca de um contrato de moda internacional.

Luciana é uma garota mimada, e aspirante a supermodelo, maior rival de Helena nas passarelas. Revoltada com o novo romance do pai, Luciana se unirá à mãe, Teresa, para lutar contra esse amor. Já Isabel, é uma mulher implicante e mal-humorada, que vive às turras com Luciana e Mia, suas irmãs. Mia é uma jovem doce, simpática e carinhosa, mas por ser virgem, é vítima do deboche de Isabel.

Luciana namora Jorge, um homem apaixonado, mas que não gosta da ideia dela ser modelo. Jorge, por sua vez, além de ser um cara durão, responsável e sério, tem um problema em casa; seu irmão gêmeo idêntico Miguel, é o oposto dele;

Renata, namorada de Miguel, que desconta a sua frustração por não conseguir realizar seu sonho de ser atriz exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, onde protagoniza as maiores bebedeiras durante a trama, que logo se transforma num grande e perigoso vício - que piora ainda mais quando ela deixa de comer, trocando a comida pelo álcool, tendo então, uma anorexia alcoólica.

Na Cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Jardim Botânico, Helena divide um apartamento com sua amiga e confidente Ellen, médica que trabalha no Hospital Santa Teresinha das Rosas. No Rio de Janeiro, Helena tem mais duas amigas; Alice, mulher solteira que quer aproveitar sua vida, e Ariane, médica em início de carreira cujo casamento com Marcelo está em crise. Teresa é uma ex-modelo que largou tudo para ficar cuidando das filhas, a mando de Marcos, e não aceita que sua filha Luciana siga a mesma carreira; tem um estúdio que faz ensaios sensuais com mulheres maduras. Ingrid é mãe dos gêmeos idênticos Jorge e Miguel e casada com Leandro. Outra amiga de Teresa é Betina, uma mulher elegante, mãe de Clarissa e mulher de Gustavo, que fica dando em cima de Malu, uma renomada jornalista de economia e prima de Betina. Clarissa namora Bernardo, um homem mais velho que ela e que tem um restaurante, ponto de encontro da juventude carioca. Betina tenta trair Gustavo com Carlos, um sarado da academia.

A trama ainda trata de dois aventureiros, os amigos Bruno e Filipe. Bruno se sustenta fazendo fotos para revistas de turismo e tem a mãe no Brasil. Já Filipe trabalha como guia de turismo e já rodou todo o mundo atrás de aventuras e perigos, mesmo tendo um romance com uma brasileira, em Jerusalém.[3] Certo dia, chegam a Búzios para passar uma temporada, a bela Dora, que é prima de Flavinho e sua filha Rafaela, uma menina muito inteligente e esperta. Quando chegam à cidade, já são mal recebidas pois Helena, que estava passando de carro com Alice naquela hora passou em cima de uma poça de água e molha as duas. Dora e Rafaela entram num táxi, para irem as duas ao encontro de Flavinho, que mais tarde as leva para sua casa. Dora consegue emprego em um restaurante, onde já trabalhou alguns anos atrás. Certa ocasião, Dora e sua filha Rafaela vão à praia, no mesmo lugar onde Helena está sozinha de lancha ao mar, mas sua lancha bate fortemente em um jet ski e ela acaba sendo lançada ao mar. Dora vê a cena e corre para ajudá-la. Marcos é avisado sobre o fato ocorrido, avisa Alice, que a essa hora não sabia do acontecimento e, corre ao hospital em que Helena foi socorrida. Já em sua casa, sua empregada Matilde que é tia de Dora, conta que foi sua sobrinha quem a salvou e Helena lhe pede para chamá-la. Dora e Rafaela vão a sua casa para visitá-la, mas quando veem seu carro lá, descobrem que foi ela quem as molhou em sua chegada à cidade. Rafaela é uma menina muito esperta, e sua mãe reclama que ela a coloca em muitas situações de vergonha perto dos outros. Helena oferece um bom dinheiro a Dora, pela educação de Rafaela, que acaba aceitando pois ela está com problemas financeiros. Quem não gosta disso, no entanto, é Onofre, marido de Matilde que também é seu tio, que fica irritado com Dora quando ela faz suspense para comunicar quanto ela recebeu de Helena, que foi um cheque de 10 mil reais e exige que ela ajude nas despesas. Dora vai embora de casa depois de uma discussão com Onofre e, Garcia, o dono do restaurante em que ela trabalha, oferece sua casa para ela e Rafaela morarem. Tudo se complica quando Marcos se encantar perdidamente por Dora.

Sandra descobre que Benê está por perto, sendo que sua mãe quer ele afastado da filha. Certo dia, ela sente fortes contrações e sua mãe afirma que está na hora do bebê nascer, então é levada para o hospital onde é atendida por Ricardo. Seu filho nasce e, enquanto ela dorme, Benê entra no quarto; ao ver seu filho pela primeira vez é incentivado por Sandrinha a pegá-lo no colo, mas Edite entra no quarto e fica apavorada ao se deparar com ele pegando seu neto, achando que ele vai fazer algo de ruim com o menino, e o expulsa do quarto. A polícia é chamada e o persegue, mas ele consegue fugir. Sandra cria José, seu filho, sem a presença do pai, porém como ainda é apaixonada por ele ainda se encontra às escondidas com o namorado, e decide apresentá-lo para sua família com a esperança que a deixem ficar com ele. Numa consulta de tarô, Regina. a mãe de Renata prevê uma proposta de trabalho no exterior e também um acidente grave no futuro de Luciana, que não dá atenção. Helena recebe um convite para desfilar em Petra, na Jordânia e pede para que Luciana também seja convidada, no intuito de se aproximarem. Na viagem, elas conhecem Bruno e Filipe, de quem tornam-se amigas, e têm muitas discussões. Na volta para o Brasil, após uma séria discussão, o ônibus onde estavam Luciana e outras modelos sofre um acidente. Helena, que havia proibido a presença de Luciana no carro designado a ela, sente-se culpada. Luciana é trazida ao Brasil onde os médicos confirmam que está tetraplégica.

Helena tem uma conversa muito dura com Teresa, que a despreza e esbofeteia, culpando-a do acidente da filha. Helena descobre que está grávida e, após conversar com Marcos, que não gosta nada da ideia, vai para Búzios ficar com a família. Bruno e Filipe ficam sabendo do acidente de Luciana e, por isso, decidem visitá-la. Quando chegam ao Brasil, Alice fica interessada nos dois. Logo em seguida, Marcos pede perdão a Helena e os dois reatam. Dora começa a se sentir enjoada e após um teste de farmácia, confirma sua gravidez, mas não sabe se o filho que está esperando é de Marcos ou de Garcia. Mais tarde, Helena perde o bebê depois de um aborto espontâneo e começa a achar que foi por conta do aborto que fizera na adolescência. Luciana começa a reagir com alguns testes que Miguel e Laura, a sua nova enfermeira fazem. Miguel faz o desenho de um coração em um de seus pés, e ela sente. Larissa, a fisioterapeuta do hospital, a ajuda a ficar sentada na beira de sua cama e deixa todos emocionados. A essa altura, ela tem a esperança de se recuperar do acidente. Certo dia, Lucas, o pai de Rafaela reaparece em Búzios e exige que Dora lhe dê 100 mil reais para ir embora e deixar ela e sua filha em paz. Ele é um bandido perigoso que a abandonou quando ela estava grávida e agora voltou para arrancar-lhe dinheiro. Ela recorre a Helena, na esperança de fugir de Búzios e ir morar com ela no Rio, como sua empregada.

Dora está grávida, mas não contou para ninguém. Ela não sabe se o pai é Garcia (apelidado por ela de Maradona), um senhor argentino que deu casa para ela e para a filha, de quem ela gosta como amigo, mas uma vez, bêbados, dormiram juntos, ou se é Marcos, por quem realmente se apaixonou e viveu dias de amor nas praias de Búzios. Ele é marido de Helena, sendo que Dora nunca mais o viu e nem sabe que ele é marido de Helena e se chama Marcos. O pior acontece: Fugindo de Lucas, Dora e Rafaela vão morar com Helena. Lá ela descobre quem é realmente o suposto pai de seu filho. Marcos a manda embora, mas ela não vai. Eles viram amantes e Dora passará a chantageá-lo e arrancará muito dinheiro dele, para ela não contar a Helena que eles tiveram um caso e que ele pode ser o pai de seu filho. Helena nem desconfia que Dora e Marcos se conhecem, muito menos que a gravidez de Dora pode ser de Marcos. Jorge e Miguel passaram a brigar muito por Luciana, que está apaixonada por Miguel. Ela decide separar-se de Jorge, e talvez se entregar a Miguel. Outro casal que está se aproximando é Renata e Filipe. Ele vivem uma divertida amizade, que tem uma atração meio oculta, ainda. Bruno descobre que seu pai é Marcos, e tira umas fotos dele para investigar. Nem sua mãe sabe sobre as fotos, muito menos Marcos, que nem o conhece. Ele passa a investigar o monstro que abandonou sua mãe grávida. Ele tem muita mágoa e ódio do pai. Sandrinha foge de casa com o filho e vai morar com Benê no morro. Sua mãe descobre e se desespera, mas acaba aceitando. Helena não gosta nada disso, mas vai lá visitá-la. Helena e Bruno estão cada vez mais próximos. Eles se beijam e Helena se sente culpada. Rafaela vê tudo e passa a irritar Helena com provocações, já que Marcos não sabe dessa pequena traição, que deixou Helena muito culpada. Enquanto isso, Dora e Marcos se encontram às escondidas e fazem sexo até na cama de Helena! Dora é safada, quer o dinheiro dele, com a gravidez não planejada. Enquanto isso, em Búzios, Soraya mostra que tem o mesmo sangue venenoso de Dora, já que são primas. Ela passa a trabalhar no restaurante de Garcia, e passa a seduzi-lo com roupas e gestos provocantes, pois ela quer se dar bem na vida as custas de alguém com dinheiro. Ele se controla muito para não levar Soraya para a cama, em respeito a Dora, que nem quer saber mais dele! Dora é mulher vivida e esperta. Helena descobre tudo sobre Marcos e Dora. Ela fica arrasada e suas amigas Ellen e Alice a ajudam nesse momento difícil. Ela já estava separada de Marcos, por conta da frieza dele, e vivendo um romance com Bruno antes dela descobrir essa traição. Ela voltará a brilhar nas passarelas e seu amor por Bruno ficará mais intenso, como o dele por ela. Ele encontrou em Helena a mulher da sua vida!

Dora fica muito mal por Helena ter descoberto tudo e ela se explica, mas Helena não quer saber e fica muito enfurecida e triste. Marcos também se explica, mas ela nem quer ouvi-lo e passa a detestá-lo. Dora fica com medo de Marcos fazer algo de ruim com ela mesma e ela vai embora para Búzios, reencontra a filha e volta para sua vida de antes, muito assustada, e Marcos vai querer saber sobre o filho se é dele mesmo, e saber qual golpe ela estará armando para ele.

Marcos fica morando sozinho naquela imensa mansão, já que Luciana mora lá, mas fica mais com a mãe. Por falar em Teresa, ela está se envolvendo com Jean, um francês ex-namorado seu que voltou e suas filhas torcem para um romance. A princípio ela fica resistente, mas está se deixando levar pelo amor de adolescência.

Renata e Filipe ficam cada vez mais unidos e eles têm sua primeira noite. Tudo indica que eles ficarão juntos por muito tempo.

Com o tempo, Helena e Bruno ficarão mais íntimos, e passarão a conviver mais e a dormirem juntos. É num desse dias que Helena ficará sabendo que ele é filho de Sílvia, ex-mulher de Marcos e ficará desconfiada se Bruno é filho dele, mas Bruno falará disso com o tempo.

Jorge começa a ser amigo de Ariane e eles passam a sair bastante como amigos. Ele passa a ser amigo de seu filho. Um romance está surgindo e Ariane e Jorge poderão viver um grande amor. Paixão e Suzana ficarão com ciúmes e Myrna também, mas ela aceitará, pois ele aceita-a com outros homens por ela ser garota de programa.

O desfecho da trama mostrou, dentre várias cenas, a reconciliação de Gustavo e Betina; as maldades de Isabel com Mia, assim como Isabel cnamorando um milionário americano; Soraya fazendo charme e se insinuando para o novo argentino de Búzios; o exame de DNA comprovando que Juan Carlos é filho de Dora com Maradona e na sequência o casal mostrando a Rafaela sua nova certidão de nascimento; o casamento de Ellen com Ricardo e Ariane com Jorge; o nascimento dos filhos gêmeos de Luciana e Miguel; e a volta de Luciana às passarelas, mesmo tendo ficado para sempre na cadeira de rodas. No final, cenas em formato de fotografia entraram no ar, mostrando como cada personagem terminou a novela. Destaque para Bruno e Helena, casados e felizes com uma filha nos braços.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Jerusalém, onde as primeiras cenas da novela foram gravadas.
O bairro carioca do Leblon, onde se passa a maior parte da trama.
  • Viver a Vida, que durou exatamente oito meses, contou com a participação de Lolita Rodrigues, longe das novelas desde Pé na Jaca, em 2006. Mas a atriz participou em poucos capítulos, em reuniões e eventos de família.[7]
  • A personagem Dora (Giovanna Antonelli) também foi pensada para ser uma vilã[10]. Apesar dela se envolver com Marcos (José Mayer), marido de Helena (Taís Araújo), a personagem foi humanizada, não chegou a fazer grandes maldades e ainda caiu no gosto do público[11].
  • Vários atores escalados ficaram de fora da novela. É o caso de Débora Nascimento, que ficou a espera da entrada de sua personagem, mas isso não aconteceu e seu nome foi creditado na abertura durante toda a novela, o que a deixou insatisfeita. Larissa Queiroz e Nikolas Antunes também ficaram a espera de sua entrada, mas só souberam o nome de seus personagens: Gildinha e Diogo, respectivamente. O nome dos dois foi creditado durante toda a novela no elenco de apoio. Houve também personagens que entraram na trama mas deixaram de aparecer no decorrer da novela. É o caso de Mila Moreira, que só apareceu no primeiro capítulo, mas seu nome foi creditado na abertura durante toda a novela, Arieta Corrêa, Beto Nasci, Laércio de Freitas, Ângela Barros, Caetano O'Maihlan e Antônio Firmino.[13]
  • Fernanda Vasconcellos foi inicialmente cotada para dar vida à personagem Luciana, e foi convidada pessoalmente pelo autor Manoel Carlos, porém recusou o convite, alegando que foi convidada muito em cima da hora e teria que se preparar muito para desenvolver a carga dramática da personagem. O papel acabou ficando com Alinne Moraes
  • A abertura da novela foi feita com faixas multicoloridas percorrendo a tela, simbolizando o "percurso da vida". Depois de alguns capítulos, a abertura foi reformulada e, nessa segunda abertura, apareciam cenas da novela em "janelas" formadas pelas faixas. Depois disso, é formada a palavra "viver", e logo abaixo, em vermelho, aparece "a vida".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Taís Araújo Helena Toledo Ribeiro
José Mayer Marcos Ribeiro
Lília Cabral Teresa Saldanha Ribeiro
Alinne Moraes Luciana Saldanha Ribeiro
Mateus Solano Miguel Guimarães Machado
Jorge Guimarães Machado
Giovanna Antonelli Dora Regina Vitória Vilela
Klara Castanho Rafaela Vilela
Thiago Lacerda Bruno Marcondes
Priscila Sol Thelma Paixão
Adriana Birolli Isabel Saldanha Ribeiro
Natália do Vale Ingrid Guimarães Machado
Bárbara Paz Renata Ferreira
Rodrigo Hilbert Felipe
Daniele Suzuki Ellen Murakami Moreira
Marcello Airoldi Gustavo de Araújo Rocha
Letícia Spiller Betina Trindade de Araújo Rocha
Camila Morgado Maria Lúcia Trindade (Malu)
Carlos Casagrande Carlos
Christine Fernandes Ariane Vidigal
Paloma Bernardi Mia Saldanha Ribeiro
Max Fercondini Ricardo Moreira
Aparecida Petrowky Sandra Toledo Sampaio (Sandrinha)
Marcello Melo Jr. Benedito Sampaio (Benê)
Maria Luisa Mendonça Alice Soares Gurgel
Nanda Costa Soraia Vilela
Patrícia Naves Sílvia Marcondes
Lica Oliveira Edite Toledo
Marcelo Valle Osmar
Gisela Reimann Martha
Leonardo Machado Leonardo (Léo)
Cris Nicolotti Regina Ferreira
Nelson Baskerville Leandro Machado
Mario José Paz José Garcia (Maradona)
Sandra Barsotti Yolanda Vidigal
Leonardo Miggiorin Flávio Vilela (Flavinho)
Thaíssa Carvalho Aparecida (Cida)
Cláudio Jaborandy Onofre Vilela
Cyria Coentro Matilde Vilela
Luíza Valdetaro Glória
Michel Gomes Paulo Toledo
Karina Dohme Ísis
Jean Pierre Noher Jean-Marie
Miwa Yanagizawa Tomie Murakami
Cecília Dassi Clarisse Trindade de Araújo Rocha
Bruno Perillo Bernardo Gaudêncio
Rafaela Fischer Raquel
César Mello Ronaldo Toledo
Ana Carolina Dias Caru
Hugo Resende Marcelo (Marcelão)
Roberta Almeida Nice
Caio Manhente Gabriel Vidigal Machado
Mel Fronckowiak Duda
Carolina Chalita Suzana
Cristina Flores Vitória
Márcia di Milla Dalva

MezengaGaleria[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Média mensal de audiência da exibição original[14]
Audiência na Região Metropolitana de São Paulo
de acordo com o IBOPE
Mês
Audiência
Share
Setembro 37 pontos 62%
Outubro 36 pontos 60%
Novembro 35 pontos 58%
Dezembro 34 pontos 56%
Janeiro 35 pontos 57%
Fevereiro 35 pontos 57%
Março 38 pontos 60%
Abril 37 pontos 59%
Maio 39 pontos 62%
Média geral 36 pontos 61,2%

A novela obteve em sua estreia média de 43 pontos com picos de 45.[15]

Em sua primeira semana de exibição, entre os dias 14 e 19 de setembro, a novela alcançou uma média de 38 pontos.[16]

No dia 15 de fevereiro de 2010, a novela registra sua menor audiência: 24 pontos com picos de 29 e 60% de share e participação. Isso se deve ao fato da transmissão do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e por isso, a novela foi transmitida mais cedo. Todos os programas marcaram baixas audiências neste dia como a atual novela das sete Tempos Modernos que marcou 16 pontos, Cama de Gato que marcou 19, entre outros.[17]

No dia 28 de abril, obteve média de 41 pontos e picos de 46, na exibição do capítulo 193.

No dia 3 de maio , com a exibição do começo da briga entre as personagens Ellen e Isabel no banheiro da despedida de solteiro de Luciana e Miguel, alcançou 40 pontos consolidados.[18]

O penúltimo capítulo teve média de 44 pontos[19]

Seu último capítulo marcou o recorde da telenovela ao alcançar uma média de 47 pontos com picos de 52 e 70% de share e participação.[20]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta seção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

‘Viver a Vida’ já foi licenciada para mais de 40 países.[21]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Viver a Vida - Nacional
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2009
Gênero(s) Trilha Sonora
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre

Capa: Taís Araújo como Helena

N.º Título Música Personagem Duração
1. "A Mulher Que Eu Amo"   Roberto Carlos Helena e Marcos 04:07
2. "Até o Fim"   Maria Bethânia Ariane 02:38
3. "Mar e Sol"   Gal Costa Helena 05:29
4. "Sei Lá (A Vida tem Sempre Razão)"   Tom Jobim & Miúcha Part. Esp.: Chico Buarque Abertura 02:30
5. "Shimbalaiê"   Maria Gadú Dora 03:18
6. "Esconderijo"   Ana Cañas Sandrinha 04:47
7. "Migalhas"   Simone Renata 03:52
8. "Gostava Tanto de Você"   Tânia Mara Teresa 03:19
9. "Deve Ser"   Jorge Vercillo Bruno e Helena 04:14
10. "Gospel"   Raul Seixas Miguel 02:17
11. "Caminhos Cruzados"   Milton Nascimento & Jobim Trio Betina 04:55
12. "Sucedeu Assim"   Tom Jobim Marcos 02:30
13. "Vem Pra Cá"   Papas da Língua Paixão 04:05
14. "Partido Alto"   Cássia Eller Sandrinha e Benê 03:03
15. "Pra Ser Amor"   Ricky Vallen Flávio 03:33
16. "Faça Um Pedido"   Dalto Gustavo 03:19
17. "Chica Chica Boom Chic"   Bebel Gilberto & Carlinhos Brown Malu 03:01
18. "Baby de Babylon"   Lulu Santos Festas 03:28

Nacional 2[editar | editar código-fonte]

Viver a Vida - Nacional 2
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2010
Gênero(s) Trilha Sonora
Idioma(s) Português e Inglês
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre

Capa: Mateus Solano como Jorge e Miguel

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Mais Alguém"   Roberta Sá   03:57
2. "O Último Pôr do Sol"   Lenine Locação: "Búzios" 03:49
3. "Vem Ver"   Tamy Dora 04:42
4. "The Man I Love"   Caetano Veloso Helena e Marcos 04:06
5. "Presente-Passado"   Isabella Taviani Renata e Miguel 04:01
6. "Somewhere Over The Rainbow"   Melody Gardot   04:30
7. "I Go, I Go"   Léo Maia Isabel 04:13
8. "A Próxima Vez"   Playmobille Clarisse 04:03
9. "Meu Pedaço de Saudade"   Vanessa Falabella   03:30
10. "Too Marvelous For Words"   Diana Krall   04:03
11. "Makin' Whoopee"   Louis Armstrong   03:55
12. "Fotografia"   Mariana de Moraes   04:44
13. "Nova Ilusão"   Joyce Moreno Edith e Ronaldo 02:33
14. "Jogo Sujo"   Erasmo Carlos Leandro 03:58

Internacional[editar | editar código-fonte]

Viver a Vida - Internacional
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2009
Gênero(s) Trilha Sonora
Idioma(s) Inglês e Espanhol
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre

Capa: Thiago Lacerda como Bruno

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Falling For You"   Colbie Caillat Luciana 03:36
2. "22"   Lily Allen   03:05
3. "I Wanna Know What Love Is"   Mariah Carey Luciana, Jorge e Miguel 03:36
4. "Hush Hush Hush Hush"   Pussycat Dolls Festas 04:11
5. "Did It Again"   Shakira   03:11
6. "Heroes & Saints"   Nikolaj Grandjean Bruno 04:42
7. "Lost Inside Your Heart"   Marina Elali & Jon Secada Mia 03:55
8. "I Look To You"   Whitney Houston Luciana e Miguel 04:25
9. "Head Over Heels"   Alain Clark Ellen e Ricardo 03:17
10. "Do For Love"   Sabrina Starke Renata 03:30
11. "Let Go"   Mia Rose Festas 03:20
12. "Tu Es Ma Came"   Carla Bruni Alice 03:03
13. "My Girl"   Tiago Iorc Jorge e Luciana 03:29
14. "What The World Need Now Is Love"   Traincha Helena 03:58
15. "La Llave de Mi Corazón"   Juan Luis Guerra Locação: "Búzios" 03:16

Lounge[editar | editar código-fonte]

Viver a Vida - Lounge
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2009
Gênero(s) Trilha Sonora
Idioma(s) Inglês e Espanhol
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre

Capa: Alinne Moraes como Luciana

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Dante's Prayer"   Loreena McKennit Bruno e Helena 04:49
2. "Wish You Were Here"   Bliss   06:22
3. "Uninvited"   Freemasons feat. Bailey Tzuke Locação: "Rio de Janeiro" 03:16
4. "King of Rome"   Pet Shop Boys   05:30
5. "How Many Loves"   Naomi   03:44
6. "My Funny Valentine"   Living Theater feat. P.Melas Dora e Marcos 06:18
7. "Message From The Universe"   Yves Coignet Sandrinha 05:01
8. "Surround Me With Your Love"   3-11 Porter Marcos 04:16
9. "Lover's House"   City Reverb   04:54
10. "A New Planisphere"   Al-pha-x   06:06
11. "Horizon"   Paul Schwartz   04:16
12. "For You To See"   Markus Enochson feat. Masaya Alice 05:56
13. "Schwere Träume"   Sarah Birmingham   03:20
14. "Pyramid"   Yves Coignet   04:11
15. "Gymnopedies 1"   Natasha Marsh   03:32
16. "Lascia"   Paul Schwartz   03:43
17. "Señorita Bonita"   Tape Five Luciana 03:46

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Troféu Raça Negra (2009)

Top Of Business (2010)

Super Cap de Ouro

Prêmio TV Press (2009)

Melhores Do Ano - Domingão Do Faustão (2009):

Prêmio Contigo! de TV (2009)

Troféu Imprensa (2010):

Prêmio Melhores da Revista da TV - O Globo

3° Prêmio Quem Acontece (2009):

Prêmio Faz Diferença (2009)

Prémio Tudo De Bom - Jornal O Dia (2010)

Meus Prêmios Nick (2010)

Prêmio UOL e PopTevê de Televisão (2009)

Melhores e Piores - IG (2009)

Prêmio Cariocas do Ano (2010)

Arte Prêmio Qualidade Brasil (2010)

Prêmio Minha Novela

Melhores do ano - site "MdeMulher" (Ed. Abril)

Prêmio Extra de Televisão (2010)

4° Prêmio Quem Acontece (2010)

Prémio Emmy Internacional

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista feita em Janeiro de 2017, o ator Matthew McConaughey, confessou a um jornalista ser grande fã da novela.[22]

Referências

  1. Memória Globo. «Viver a Vida - Ficha Técnica». Consultado em 14 de maio de 2010 
  2. «Viver a Vida (2009)». Teledramaturgia. Consultado em 27 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2016 
  3. Moreira, Paulo Ricardo (20 de maio de 2009). «Elenco da próxima novela de Manoel Carlos embarca para Jerusalém». Jornal do Brasil. Consultado em 1 de julho de 2010 
  4. «'Viver a Vida' começa a ser gravada em Jerusalém». Terra. 29 de maio de 2009. Consultado em 23 de julho de 2017 
  5. «Terminam as gravações internacionais da novela "Viver a Vida"». Folha Ilustrada. 3 de julho de 2009. Consultado em 23 de julho de 2017 
  6. «Manoel Carlos quer Taís Araújo como Helena em sua próxima novela». UOL. 25 de setembro de 2008. Consultado em 23 de julho de 2017 
  7. Redação Na Telinha (9 de junho de 2009). «Confira com exclusividade o elenco de Viver a Vida». Na Telinha. Consultado em 1 de julho de 2010 
  8. «Klara Castanho, de 8 anos, será vilã em 'Viver a vida'». Extra. 27 de agosto de 2009. Consultado em 23 de julho de 2017 
  9. «Ministério Público notifica autor de "Viver a Vida" por menina vilã». Folha Ilustrada. 7 de outubro de 2009. Consultado em 23 de julho de 2017 
  10. «Giovanna Antonelli vai interpretar uma vilã em 'Viver a Vida', novela de Manoel Carlos». Area Vip. 16 de março de 2009. Consultado em 23 de julho de 2017 
  11. «Giovanna Antonelli se surpreende ao saber que mulheres aprovam Dora, de "Viver a Vida"». UOL. 1 de fevereiro de 2010. Consultado em 24 de julho de 2017 
  12. «Luciana sofre um acidente de ônibus em "Viver a Vida"». Folha Ilustrada. 3 de novembro de 2009. Consultado em 23 de julho de 2017 
  13. Redação Terra (10 de maio de 2010). «Veja os atores escalados que ficaram de fora de 'Viver a Vida'». Terra Notícias. Consultado em 1 de julho de 2010 
  14. «Viver a Vida». Direção Geral de Comercialização. Consultado em 24 de abril de 2011 
  15. «Viver a vida marca 43 pontos na estréia». Estrelando. 15 de setembro de 2009. Consultado em 14 de abril de 2017 
  16. Jardim, Lauro (21 de setembro de 2010). «Bom início». Revista Veja Online. Consultado em 1 de julho de 2010 
  17. Redação O Planeta Tv (15 de fevereiro de 2010). «Alma Gêmea encosta na audiência de Viver a Vida». O Planeta Tv. Consultado em 1 de julho de 2010 
  18. Redação Na Telinha (4 de maio de 2010). «Atriz que interpreta Isabel diz que apanhou de verdade em cena de "Viver a Vida"». Na Telinha. Consultado em 1 de julho de 2010 
  19. «Últimos capítulos de "Viver a Vida" batem recorde de 44 pontos». Folha de S.Paulo. 14 de maio de 2010. Consultado em 1 de abril de 2016 
  20. «Viver a Vida: Trama fecha com recorde de audiência». Estrelando. 17 de maio de 2010. Consultado em 1 de abril de 2016 
  21. http://www.globotvinternational.com/newsDet.asp?newsId=188
  22. «Matthew McConaughey é noveleiro e fã de Mateus Solano | E! Online Brasil». E! Online Brasil 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]