Vladimir Fock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vladimir Aleksandrovich Fock)
Vladimir Fock
Vladimir Fock
Medalla commemorativa amb Fok tercer per l'esquerra
Nascimento Владимир Александрович Фок
22 de dezembro de 1898
São Petersburgo, Rússia
Morte 27 de dezembro de 1974 (76 anos)
São Petersburgo (Leningrado)
Residência Rússia, São Petersburgo
Sepultamento Cemitério de Komarovo
Nacionalidade Russo
Cidadania Rússia, União Soviética
Progenitores
  • Alexander Alexandrovich Fock
Alma mater Universidade Estatal de São Petersburgo
Ocupação físico, professor universitário
Prêmios Medalha Helmholtz (1971)
Empregador(a) Instituto Ótico Estatal Vavilov, Instituto Ioffe, Universidade Estatal de São Petersburgo, Instituto de Física Lebedev, Instituto de Problemas Físicos, Instituto Ótico Estatal Vavilov, Instituto de Física Lebedev
Obras destacadas Método de Hartree-Fock, Estado de Fock, espaço de Fock, matriz de Fock, operador de Fock, Fock–Lorentz symmetry

Vladimir Aleksandrovich Fock (ou Fok, em russo: Владимир Александрович Фoк) (São Petersburgo, 22 de dezembro de 189827 de dezembro de 1974) foi um físico soviético. Fok foi um dos pioneiros na mecânica quântica e na eletrodinâmica quântica.

Vladimir Fock se graduou em 1922 pela Universidade Estatal de São Petersburgo, se especializou e em 1932 tornou-se professor pela mesma universidade. No período de 1928 a 1953 colaborou com diversos institutos.

As principais contribuições de Vladimir Fock para a física pertencem à mecânica quântica, apesar dele também possuir trabalhos significativos em outras áreas da física. Em 1930 desenvolveu o método de Hartree-Fock.

Em Leningrado, Fock criou uma escola científica em física teórica e elevou a educação em física na União Soviética através de seus livros. Escreveu seu primeiro livro de mecânica quântica em 1931 (Foundations of quantum mechanics) e sua monografia The theory of space, time and gravitation em 1955.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.