Vladimir Bakarić

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vladimir Bakarić
Nascimento 8 de março de 1912
Velika Gorica
Morte 16 de janeiro de 1983 (70 anos)
Zagreb
Sepultamento Cemitério de Mirogoj
Cidadania Iugoslávia
Alma mater Universidade de Zagreb
Ocupação político, Comissário político, economista
Prêmios Ordem do Herói do Trabalho Socialista, Herói do Povo da Iugoslávia, Ordem de Kutuzov, 1.ª classe, Ordem da Fraternidade e Unidade, Ordem da Estrela Partisan, Ordem da Libertação do Povo, Ordem do Herói do Povo, Medalha Comemorativa dos Partisans de 1941, Grã-Cruz de Ouro por serviços à República da Áustria, Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique

Vladimir Bakarić foi um político comunista croata,sendo o primeiro-ministro da Croácia,de outuburo de 1945 a 16 de janeiro de 1983.

Bakarić ajudou a organizar a resistência partidária na Croácia durante a Segunda Guerra Mundial. De 1948 a 1969 foi presidente da Liga Croata de Comunistas e, como tal, colaborador próximo do presidente Josip Broz Tito . Mesmo depois de deixar o posto superior na hierarquia comunista croata, ele manteve muita influência e foi de fato considerado o político croata mais influente.