Vladimir von Pachmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vladimir von Pachmann
Nascimento 27 de julho de 1848
Odessa
Morte 6 de janeiro de 1933 (84 anos)
Roma
Cidadania Império Russo, União Soviética
Alma mater Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena, Universidade Nacional de Odessa
Ocupação pianista
Prêmios Cavaleiro da Ordem do Dannebrog, Medalha de ouro da Royal Philharmonic Society

Vladimir von Pachmann (Odessa, 27 de julho de 1848Roma, 6 de janeiro de 1933) foi um pianista ucraniano de ascendência germânica.[1]

Vladimir Pachmann.jpg

Pachmann fez seus estudos musicais em Viena, apresentou seu primeiro recital em sua cidade natal em 1869,e, insatisfeito com sua performance, voltou a dedicar-se aos estudos com obstinação, sendo que sua volta aos palcos deu-se somente em 1882.Viajou por vários países da Europa e foi até os Estados Unidos, ganhando reconhecimento por sua arte.

Notável intérprete de Frédéric Chopin, seus recitais eram caracterizados por pequenos discursos e comentários que fazia, revelando-se uma extrovertida personalidade.

Foi um dos primeiros pianistas a fazer gravações, para a gramophone e Welte-Mignon (piano reprodutor), a partir de 1907. Gravou obras de Chopin, Liszt, Schumann, Mendelssohn e Brahms.

Referências

  1. «Vladimir von Pachmann | Russian pianist». Encyclopedia Britannica (em inglês)