Vogal central média

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vogal central média
ə
IPA 322
Codificação
Entidade (decimal) ə
Unicode (hex) U+0259
X-SAMPA @
Kirshenbaum @
Som

A vogal central média, também conhecida como Xevá é um tipo de som vocálico usado em algumas linguagens faladas. O símbolo no Alfabeto Fonético Internacional é ə que é derivado de um "e" girado 180 graus. O livro da Associação Fonética Internacional não define o ə como vogal arredondada[1] porque ela é mais frequentemente não-arredondada do que arredondada. A foneticista Jane Setter descreve a pronunciação da variantes não-arredondadas da seguinte forma: é um som que pode ser produzido basicamente pelo relaxamento dos articuladores na cavidade oral.. No mesmo artigo ela cita que esta vogal xevá é uma vogal que ocorre comumente no Inglês Britânico do Sul (Inglês com sotaque) e no RP.

Alguns idiomas, como a Língua dinamarquesa e a Língua luxemburguesa possuem uma vogal central média que é uma variante arredondada. Em outros idiomas a mudança de arredondamento é acompanhada de mudanças na altura e posteridade. Por exemplo, na Língua holandesa o alofone não-arredondado de /ə/ é vogal central média mas seu alofone arredondado é uma vogal anterior semifechada arredondada [ø̠].[2]

O símbolo ⟨ə⟩ é frequentemente usado para qualquer Xevá independentemente da precisão, isto é, sem a precupação se realmente está a representar uma vogal central média. Por exemplo,um dicionário inglês pode apresentar uma palavra com um ⟨ə⟩ como vogal central não-arredondada mas sem especificar que ela pode também se apresentar na prática como semifechada [ɘ], média [ə] ou semiaberta [ɜ][3]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. International Phonetic Association (1999):167
  2. Collins & Mees (2003):129
  3. Gussenhoven, Carlos, Journal of the International Phonetic Association, 1992, volume 22, páginas 45-47