Volaticotherium antiquus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaVolaticotherium antiquum
Volaticotherium.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Allotheria
Ordem: Volaticotheria
Família: Volaticotheriidae
Género: Volaticotherium
Espécie: V. antiquuum
Nome binomial
Volaticotherium antiquum
(Meng et al., 2006)
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Volaticotherium antiquus

Volaticotherium antiquum era um antigo mamífero com capacidade de voo deslizante, relacionado com a ordem extinta denominada Multituberculata. Deveria pesar menos de 70 gramas, e ter um comprimento entre 12 e 14 centímetros. Tinha uma membrana similar aos actuais esquilos voadores. Os dentes aguçados do Volaticotherium eram altamente especializados para a alimentação de insectos, e os seus membros anteriores preparados para a vida nas árvores. A membrana para planar (patagium) era recoberta por uma espessa camada de pele, e suportada pelos membros anteriores e cauda. A descoberta do Volaticotherium é a do mais antigo mamífero planador (70 milhões de anos antes do mais recente outro exemplo), e prova de que a diversidade dos mamíferos na Era do Mesozóico era enorme. Os fósseis do Volaticotherium foram descobertos na Mongólia Interior, China.

Na rocha da Mongólia Interior vê-se a impressão deixada por pêlos da membrana e de outras partes do corpo do animal. Calcula-se que tenha vivido entre há 130 e 164 milhões de anos. Apesar das semelhanças com os esquilos planadores actuais (que pertencem à ordem dos roedores), não será nem seu antepassado directo, nem de outros mamíferos que hoje existem.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Meng, J., Hu, Y., Wang, Y., Wang, X., and Li, C. (2006). "A Mesozoic gliding mammal from northeastern China." Nature, 444: 889-893.
  • Meng, J., Y.-M. Hu, Y.-Q. Wang, X.-L. Wang, and C.-K. Li. 2007. Corrigendum: A Mesozoic gliding mammal from northeastern China. Nature 446, March 1, 2007, p. 102

Ligações externas[editar | editar código-fonte]