Volendam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Volendam
Volendam (na costa) e Edam (atrás)
Volendam (na costa) e Edam (atrás)
Localização
Dutch Municipality Edam-Volendam 2006.png
País Países Baixos
Província Holanda do Norte
Comunidade Edam-Volendam
Características geográficas
População total 22,000 hab.

Volendam é uma pequena cidade localizada no município de Edam-Volendam, na província de Holanda do Norte, Países Baixos. Tem cerca de 22.000 habitantes (novembro de 2007).


História

Originalmente, Volendam foi um pequeno porto de Edam, situado na desembocadura do rio IJssel. Em 1357, os habitantes de Edam construíram um canal mais curto até Zuider Zee e um novo porto, pois o antigo porto foi represado e utilizado para recuperação de terras. Os agricultores e pescadores locais se assentaram nesse local, formando a nova comunidade de Volendam. A maioria da população é católica e esta religião está profundamente ligada a cultura do povo. Historicamente, muitos missionários e bispos nasceram e cresceram em Volendam. É possível considerar um destaque a capela de Nossa Senhora das Águas que se encontra em um parque da cidade, seu nome se deve a aparição da Virgem a Hille Kok.

Turismo

Volendam é um destino turístico popular nos Países Baixos, conhecida por seus velhos barcos de pesca e porque alguns habitantes ainda usam roupas tradicionais. A roupa feminina de Volendam inclui um chapéu alto e é uma das roupas mais conhecidas dentre os trajes tradicionais holandeses, aparecendo com frequencia em postais e propagandas turísticas.

Existe um ferry regular de Volendam a Marken.

Também existe um pequeno museu sobre a história da cidade e vestuário. Nesse museu é possível que os turistas tirem fotos usando trajes tradicionais holandeses.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Volendam


Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.