Volframita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Volframite)
Ir para: navegação, pesquisa
Volframita de Portugal, Panasqueira

Volframita (português brasileiro) ou Volframite (português europeu) (de volfrâmio[1]; também grafado no Brasil como wolframita), é um minério de tungstato de ferro e manganês com fórmula química (Fe,Mn )WO4. Pode ser considerado uma mistura variável (entre 20 e 80%) , isomorfa, de dois minerais: tungstato de ferro (FeWO4) e tungstato de manganês (MnWO4). Quando a variedade do ferro é dominante (mais de 80%) o mineral é denominado ferberita e, quando a variedade manganês é dominante (também acima de 80%) é denominada hubnerita.

A volframita é um mineral com estrutura cristalina monoclínica, cor variando entre cinza, marrom (castanho) e preto, translúcido a opaco, brilho submetálico a resinoso, massa específica entre 7,0 e 7,5, e com dureza entre 5,0 e 5,5.

Este mineral não reage com HCl,ou seja, não ocorre efervescência.

Ocorre frequentemente nas veias hidrotermais associado com minérios de zinco. Encontrado em veias de quartzo em associação com rochas graniticas , e com a hematita, turmalinas, cassiterita, micas e pirita

Junto com a scheelita é o minério mais importante para obtenção do tungstênio. Importantes depósitos destes minerais estão na Bolívia, na Califórnia e Colorado (Estados Unidos) , na China, em Portugal, na Rússia, e na Coreia do Sul (segundo os chineses, a China produz aproximadamente 75% da demanda mundial destes minérios).

Referências