Volnei Morastoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Volnei José Morastoni
Prefeito de Bandeira Itajai SantaCatarina Brasil.svg Itajaí
Período 1 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008
Vice-prefeita Eliane Neves Rebello
Antecessor(a) Jandir Bellini
Sucessor(a) Jandir Bellini
Período 1 de janeiro de 2017 - presente
Vice-prefeito Marcelo Sodré
Antecessor(a) Jandir Bellini
Deputado estadual de Bandeira de Santa Catarina.svg Santa Catarina
Período 1º, 2º e 3º: 1 de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2004
4º: 1 de fevereiro de 2011 a 31 de janeiro de 2015
Vereador de Bandeira Itajai SantaCatarina Brasil.svg Itajaí
Período 1º e 2º: 1 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1994
Dados pessoais
Nascimento 25 de setembro de 1950 (68 anos)
Rio do Sul, SC
Nacionalidade brasileira
Alma mater Universidade Federal do Paraná
Primeira-dama Nausicaa da Silva Morastoni
Partido PMDB
Profissão médico pediatra
Website http://www.volneimorastoni.com.br/

Volnei José Morastoni (Rio do Sul, 25 de setembro de 1950) é um médico e político brasileiro.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Em 1976 graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná. É pós-graduado em pediatria pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, e também em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. No início da carreira trabalhou no Hospital Infantil Menino Jesus de Itajaí e como médico voluntário na APAE local.

Quando estudante, na década de 1970, logo no início da vida política, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 198 ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT), e logo despontou como liderança política municipal, elegendo-se por duas vezes consecutivas para a Câmara de Vereadores de Itajaí, entre de 1989 e 1994. Destacou-se na luta pelos direitos da criança, principalmente em defesa do direito da mãe acompanhante para crianças hospitalizadas e pelos direitos dos pacientes no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, além da luta pela municipalização do porto de Itajaí.

Deputado estadual[editar | editar código-fonte]

Em 1994, o vereador Volnei Morastoni foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1998, 2002 e 2010. Em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Volnei Morastoni foi eleito presidente da casa legislativa para o período 2003/2004. Durante este período exerceu interinamente o cargo de governador do Estado de Santa Catarina, em substituição ao então governador Luiz Henrique da Silveira. No seu quarto mandato como deputado estadual, de 2011 a 2014, presidiu a Comissão Estadual de Saúde.

Seus mandatos foram sempre pautados pela defesa e melhoria da saúde pública. No último exercício com deputado estadual e à frente da Comissão de Saúde do Estado, percorreu o estado com audiências públicas para realizar um diagnóstico da situação da saúde e dos hospitais de Santa Catarina.

Prefeito de Itajaí[editar | editar código-fonte]

Em 2005 foi eleito prefeito da cidade de Itajaí. Com Volnei na prefeitura, Itajaí foi proporcionalmente a cidade que recebeu o maior volume de verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), per capita. O investimento em obras de saneamento, habitação e porto, entre outras, foi o maior do Brasil. A barragem do rio Itajaí-Mirim para o controle de salinidade de água no seu ponto de captação e abastecimento da cidade foi mais uma conquista histórica, que mudou a vida dos itajaienses para sempre.

Nas eleições municipais de Itajaí, em 2016, sagrou-se vitorioso, e assumiu o cargo de prefeito novamente em 1 de janeiro de 2017.


Precedido por
Jandir Bellini
Prefeito de Itajaí
2005 — 2008
Sucedido por
Jandir Bellini


Ícone de esboço Este artigo sobre políticos ou política de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.