Ir para o conteúdo

Volta Redonda Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Volta Redonda
NomeVolta Redonda Futebol Clube
AlcunhasVoltaço
Esquadrão de Aço
Tricolor de Aço
Aurinegro do Vale
MascoteJaguatirica
Operário
Principal rivalResende
Barra Mansa
Fundação9 de fevereiro de 1976 (50 anos)
EstádioRaulino de Oliveira
Capacidade20.255
LocalizaçãoVolta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil
PresidenteFlávio Horta[1]
Treinador(a)Mário Jorge[2]
Patrocinador(a)BETesporte
Material (d)esportivoPratic Sport
CompetiçãoCarioca - Série A
Brasileirão - Série C
Copa do Brasil
Copa Rio
Ranking nacionalAumento 53.º lugar, 2 193[3]
Websitevoltaco.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Volta Redonda Futebol Clube, ou simplesmente Volta Redonda, é um clube poliesportivo brasileiro sediado na cidade de Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro, fundado em 9 de fevereiro de 1976. Suas cores são o amarelo, o preto e o branco. Manda seus jogos no Estádio Raulino de Oliveira, que tem capacidade para mais de vinte mil espectadores. Ostenta como principais conquistas os títulos da Série C de 2024 e da Série D de 2016.[4]

Desde sua fundação, em 1976, seus maiores feitos foram no futebol. Seus primeiros títulos foram da segunda divisão estadual, a tendo conquistado em 1987 e em 1990.

Durante a década de 1990 conquistou três títulos da Copa Rio, em 1994, 1995 e 1999, duas edições do Campeonato do Interior em 1994 e 1995, além de um vice-campeonato nacional, da Série C, em 1995. No início do século XXI, conquistou o terceiro título da segunda divisão em 2004, um título da Taça Guanabara em 2005 e a Copa Rio de 2007. Nesse período sagrou-se vice-campeão estadual em 2005, chegou até às quartas de final da Copa do Brasil em 2006, e foi campeão da Copa Finta Internacional, torneio oficial organizado pela FERJ em 2005, primeiro título internacional da história do clube.

A década de 2010 ficou marcada pela maior conquista na história do clube até então, a Série D do Campeonato Brasileiro de 2016, conquistada contra o CSA na final e de maneira invicta, sem perder em nenhum jogo durante a campanha,[5] sendo o quarto clube brasileiro na história a ser campeão nacional invicto de qualquer divisão desde 1971, quando o torneio recebeu o nome de Campeonato Brasileiro.[6] No mesmo ano, conquistou a Taça Rio. Em 2017, foi adicionado uma estrela sob o escudo do Voltaço, em referência ao título nacional.[7] Superando a conquista nacional de 2016, o Volta Redonda sagrou-se campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2024 ao derrotar o Athletic na final.[8]

O seu maior artilheiro em jogos oficiais é o atacante Humberto, com 79 gols marcados entre 1990 e 2005, tendo jogado também em outros clubes durante esse período.[carece de fontes?] Quem mais vestiu a camisa do Voltaço é Bruno Barra, ainda atuando, tendo completado 400 jogos na segunda partida da semifinal do Campeonato Carioca de 2025 contra o Fluminense, com o Esquadrão de Aço vindo a terminar essa competição em terceiro lugar.[9]

Em 2011, o Voltaço foi homenageado ao ser destacado no Museu do Futebol, em São Paulo, como uma forma de reconhecimento à sua relevância. Foi o primeiro clube do sul do Rio de Janeiro a ter espaço no museu.[10]

História

[editar | editar código]

Anos 1970 e 1980

[editar | editar código]

Surgimento

[editar | editar código]

Até 1975, os únicos times profissionais da cidade eram o Flamengo de Volta Redonda, mais conhecido como "Flamenguinho", e o Guarani Esporte Clube. Contudo, naquele ano ocorreu a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara e, consequentemente, a fusão das federações dos dois estados com a criação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O então presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda, Getulio Albuquerque Guimarães, iniciou então o projeto, juntamente com o presidente do Flamenguinho de Volta Redonda, Guanayr de Souza Horst, para criar um clube de futebol para representar a cidade no novo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Após dias de discussão na sede da Federação, além de uma corrida contra o tempo para montar a estrutura necessária para a existência de um time de futebol profissional no município, nascia, em 9 de fevereiro de 1976, o Volta Redonda Futebol Clube.

Torcida do Voltaço no Raulino de Oliveira.

O presidente do Flamenguinho defendia que deveria ser este o time a representar Volta Redonda, tendo sido Clube Regatas Flamengo de Volta Redonda o primeiro nome a ser escolhido. Contudo, ficou definido que haveria um novo time e que ele se chamaria Volta Redonda Futebol Clube e que ele teria as mesmas cores da cidade: preto, amarelo e branco. Foi escolhido como primeiro presidente do V.R.F.C. Ysnaldo dos Santos Gonçalves, irmão do então prefeito da cidade.

Nessa época, o Estádio Raulino de Oliveira pertencia à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e era administrado, em regime de comodato, pelo Guarani Futebol Clube, já o Flamenguinho usava o estádio Edgar de Carvalho tradicional time amador da cidade. A prefeitura, a CSN e a Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF), fizeram um acordo para a reforma do estádio, a fim de que abrigasse o novo time.

Nessa década, o Volta Redonda participou por três vezes da Série A do Campeonato Brasileiro, de 1976 a 1978. No último ano em que participou da Elite do Brasil, obteve a melhor participação de sua história, terminando na 32.ª colocação entre 74 participantes. Na Série B de 1982, o clube aplicou a maior goleada da história da competição até então: 8 a 0 contra o Operário-MT. A marca só foi superada 24 anos depois, pelo Paulista, que derrotou o Paysandu por 9 a 0 em 2006.

Uma curiosidade é que mesmo sendo da Região Sudeste, em 1976 o Volta Redonda foi convidado para o Torneio José Américo de Almeida Filho de 1976.

Anos 1990 e 2000

[editar | editar código]

Títulos da Copa Rio e vice-campeonato brasileiro da Série C

[editar | editar código]

Em 1994, a equipe fez história ao levantar o caneco da Copa Rio pela primeira vez. Na grande decisão, o Volta Redonda derrotou o Fluminense na disputa por pênaltis e se tornou o primeiro clube do interior a vencer a competição.[11] O clube ainda conquistaria a competição em 1995 e 1999.

Com a conquista, a equipe se qualificou para disputar a Copa do Brasil de 1995. Foi nesse ano, também, que o clube obteve sua melhor classificação no Campeonato Brasileiro da Série C. Após avançar na primeira fase, o Voltaço eliminou Santo André, Botafogo-SP, Linhares EC, Rio Branco-ES e Atlético Goianiense até chegar à final contra o XV de Piracicaba. No primeiro jogo da decisão, o time fluminense foi derrotado por 2 a 0 em Piracicaba. Na partida de volta, em casa, derrota por 1 a 0, o que confirmou o vice-campeonato nacional.

Anos 2000 e 2010

[editar | editar código]

Volta à elite , modernização do estádio e conquistas estaduais

[editar | editar código]

Em 2002, o Atacante Fábio vestindo nossa camisa 11 conquistou a primeira e maior artilharia da história do clube em competições anotando 16 gols no Campeonato Carioca, a marca é o maior Score da primeira divisão de profissionais do estado do Rio no século XXI.

Estádio Raulino de Oliveira, conhecido como Estádio da Cidadania.

Em 2004 um novo e moderno estádio foi reinaugurado, no mesmo local do antigo Raulino de Oliveira, com a alcunha de Estádio da Cidadania e capacidade para 20 mil pessoas. Após a reformulação do alçapão, bons resultados começaram a aparecer, campeão da segunda divisão do Rio de Janeiro.

No ano seguinte a equipe conquistou pela primeira vez a Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, após derrotar o Americano nos pênaltis. Com a conquista, o Volta Redonda se credenciou para disputar a final do Campeonato Carioca contra o Fluminense, vencedor da Taça Rio. No primeiro jogo da decisão, o Voltaço venceu por 4 a 3. Com a vantagem, o clube poderia empatar na partida de volta para levar o título. No entanto, com um gol aos 47 minutos do 2.º tempo, o Fluminense venceu por 3 a 1 e ficou com o título.[12]

Volta Redonda em 2004

Em 2006 o clube fez sua melhor campanha na história da Copa do Brasil: após deixar para trás América Mineiro, Atlético Paranaense e 15 de Novembro, o Voltaço só foi eliminado nas quartas de final, diante do Vasco da Gama. Em 2007, foi mais uma vez campeão da Copa Rio,[13] tornando-se o maior vencedor da competição ao derrotar a Cabofriense nos pênaltis. Com o título, o clube se qualificou para disputar a Copa do Brasil de 2008, torneio no qual foi eliminado na segunda fase.

Década de 2010

[editar | editar código]

Conquistas da Taça Rio e do Brasileirão Série D

[editar | editar código]

Em 2016 o Volta Redonda conquistou a Taça Rio após derrotar o Resende, em jogo único, por 3 a 0. Os gols da conquista, disputada em São Januário foram marcados por Dija Baiano, Bruno Barra e Tiago Amaral, o artilheiro do Campeonato Carioca daquele ano.

No segundo semestre, conquistou o Campeonato Brasileiro da Série D, o primeiro título nacional de sua história.[14] Com uma campanha irretocável, com dez vitórias e seis empates, o Volta Redonda se tornou a segunda equipe a vencer a competição de forma invicta.[5]

Na fase de grupos, o Volta Redonda enfrentou URT, Desportiva Ferroviária e Goianésia em jogos de turno e returno. Sem perder nenhuma partida, se classificou de forma antecipada com o empate em 0 a 0 diante da URT, em Patos de Minas, na penúltima rodada. Na segunda fase, por conta do diagrama da competição, mais uma vez o rival foi a URT. Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, fora de casa, o ''Voltaço'' venceu por 2 a 0 no Raulino de Oliveira e avançou. Na terceira fase, o adversário foi Anápolis. Dessa vez, o time fluminense venceu o primeiro jogo por 2 a 1, em Goiás, e só precisou segurar o empate por 0 a 0 para se classificar para a fase final. Com a segunda melhor campanha dentre as equipes classificas às quartas de final, o clube enfrentou o Fluminense de Feira, time com a segunda pior classificação. No primeiro duelo, em Feira de Santana, vitória por 3 a 2. No jogo da volta, triunfo por 2 a 1. A classificação para semifinal garantiu o acesso do Volta Redonda para a Série C de 2017.

Após alcançar o primeiro objetivo, o interesse do Voltaço passou a ser a conquista do título. Na semifinal, enfrentou o Moto Club e, após empatar por 1 a 1 fora de casa, o clube venceu por 3 a 1 em Volta Redonda. Na grande final contra o CSA, o time segurou o empate por 0 a 0 no Estádio Rei Pelé. Em casa, o Volta Redonda engoliu o rival com uma goleada por 4 a 0, dois gols de Marcos Júnior, um de David Batista e um de Dija Baiano. A vitória garantiu o título invicto e a primeira taça em âmbito nacional do ''Voltaço''.

Década de 2020

[editar | editar código]

Boas campanhas no Estadual

[editar | editar código]

Em 2020, o clube chegou à semifinal da Taça Guanabara e da Taça Rio, sendo eliminado pelo Boavista e Flamengo, respectivamente, terminando na 3ª colocação na classificação geral do Campeonato Carioca.[15][16]

Em 2021, o clube disputou até a última rodada o título da Taça Guanabara dependendo apenas de si para ser campeão.[17] A disputa envolvia também o Flamengo e o Fluminense, o último citado apenas seria campeão caso houvesse um empate entre Flamengo e o Volta Redonda, no entanto, o voltaço perdeu para o Flamengo por 2 a 1 e viu seu adversário ser campeão.[18] Nas semifinais do Cariocão, o clube encontraria novamente o Flamengo, mas o clube perdeu os dois jogos por goleada e se despediu da competição terminando 4ª colocação na classificação geral.[19]

Rebaixamento no Estadual

[editar | editar código]

Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Carioca após péssima sequência do trabalho de Neto Colucci, o que culminou também na demissão do técnico. O rebaixamento foi confirmado após o Boavista recuperar seus pontos no TJD-RJ.[20]

Retorno à elite do Campeonato Carioca

[editar | editar código]

O Voltaço contratou Rogério Corrêa para assumir o time principal, e desde sua contratação, perdeu apenas 1 jogo e conseguiu mostrar bom futebol para a torcida. No final da temporada 2022, o time conquistou o título da Série A2 e obteve o acesso à elite do Campeonato Carioca em 2023.[21]

Em 2023, o clube fez uma boa campanha na Taça Guanabara terminando em 4° colocado, se classificando as semifinais do Campeonato Carioca. O Voltaço após vencer o jogo de ida por 2x1 no Raulino de Oliveira, sucumbiu diante o Fluminense no Maracanã pelo placar de 7x0.[22] Terminando a competição em 4° colocado. Pelo Campeonato Brasileiro - Série C, após bom início de temporada tendo qualificado para às fases de promoção em 2° lugar no grupo geral, o Voltaço acabou perdendo a promoção à Série B por uma diferença de dois no saldo de gols, tendo o último jogo da fase, contra o Paysandu, jogo esse que terminou 1-0 para equipe Paraense, um confronto direto pela vaga. O clube aurinegro ficou em 3° colocado, com 10 pontos em 6 jogos.

A conquista da Série C do Campeonato Brasileiro

[editar | editar código]

Em 2024, o começo do ano não foi dos melhores para o Volta Redonda, que terminou apenas em décimo lugar no campeonato estadual e chegou perto de ser rebaixado. No entanto, a equipe melhorou e fez uma boa campanha na Série C, terminando a primeira fase em 5º lugar. No quadrangular final, dividiu o grupo A com Botafogo-PB, São Bernardo e Remo. Na 5ª rodada, após sua vitória sobre o Botafogo-PB e do Remo sobre o São Bernardo, o Voltaço garantiu o acesso para a Série B, retornando à segunda divisão nacional após 26 anos.[23]

Após garantir o acesso, o clube se habilitou a disputar a final do campeonato contra o Athletic. No jogo de ida, o Volta Redonda venceu o jogo com dificuldade por 1 a 0, ficando com a vantagem do empate para o jogo de volta.[24] Em Minas Gerais, o Voltaço venceu fora de casa por 2 a 0 e se consagrou campeão nacional pela segunda vez na história do clube.[25]

Baixo desempenho e rebaixamento

[editar | editar código]

Em 2025, o Volta Redonda faz uma participação muito abaixo do esperado na Série B de 2025 e, com duas rodadas de antecedência, é rebaixado matematicamente para a Série C de 2026 após perder para o Athletico Paranaense por 2 a 0 e ver o Botafogo-SP vencer o Amazonas por 1 a 0.[26]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro - Série C 1 2024
Campeonato Brasileiro - Série D 1 2016
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Copa Rio 5 1994, 1995, 1999, 2007 e 2022
Campeonato Carioca - Série A2 4 1987, 1990, 2004 e 2022

Sede e estádio

[editar | editar código]
Entrada da sede do Volta Redonda FC.
Estádio Raulino de Oliveira.

A sede administrativa e o centro de treinamento do Volta Redonda Futebol Clube localizam-se no bairro São Lucas, em Volta Redonda. O complexo passou por uma reestruturação integral iniciada em 2003, após a posse do presidente Rogério Loureiro, sendo as novas dependências inauguradas em maio do mesmo ano. O projeto substituiu as antigas instalações de concentração por uma estrutura equipada para o suporte aos atletas e comissão técnica.

A infraestrutura atual compreende caixa de areia para treinamentos específicos, a Academia Sérgio Loureiro - nomeada em homenagem ao patriarca da família Loureiro, quartos para atletas residentes de outras localidades, cozinha e sala de convivência; e uma sala de troféus dedicada à exposição de conquistas oficiais e uma galeria de fotos dos ex-presidentes da instituição.

O Volta Redonda manda suas partidas no Estádio Raulino de Oliveira. O equipamento esportivo pertence à prefeitura e possui capacidade para 20.255 espectadores.

O estádio é caracterizado pela integração de um complexo de serviços públicos em suas dependências internas, abrangendo as áreas de saúde, educação e lazer com acesso gratuito à comunidade. Devido a esta configuração pioneira no Brasil, a praça esportiva recebeu o epíteto de Estádio da Cidadania.

Foi o primeiro estádio de futebol no Brasil a abrigar no seu interior um complexo de esportes, lazer, saúde e educação, com acesso gratuito à população. Por isso, o estádio ganhou a alcunha de Estádio da Cidadania.[27]

Em abril de 2019, o hino ganhou uma nova versão, que foi produzida pelos torcedores e membros do Conselho Deliberativo. A letra, porém, não foi modificada.[28]

Rivalidades

[editar | editar código]

O Volta Redonda, tem rivalidade com os clubes do Barra Mansa e o do Resende, sendo considerada a rivalidade com o Barra Mansa maior, pois são cidades vizinhas e os dois clubes tem grande torcida se comparado com os clubes de menor investimento do estado fluminense.[29] É comum em fóruns esportivos, como no site do Diário do Vale e no FutRio observar a rivalidade entre a torcida do Voltaço e a torcida do Barra Mansa.

Futebol feminino

[editar | editar código]

O clube possui uma equipe brasileira de futebol feminino, mais comumente conhecida por Mulheres de Aço. A equipe foi criada em 2008. O Volta Redonda Futebol Feminino sempre comandado pelo ex-jogador e treinador Almir Guedes da Silva foi criado em 2008 e em pouco tempo conquistou grandes títulos.O Voltaço Feminino se firmou como uma das grandes equipes de futebol feminino do estado do Rio de Janeiro.[30]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Copa Coca-Cola Feminina 1 2011
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Carioca 1 2009

Voleibol masculino

[editar | editar código]

A equipe de voleibol masculino do Volta Redonda Futebol Clube foi um time de voleibol da cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Em 2014 foi anunciado o fim da equipe.[31]

Histórico

[editar | editar código]

Apesar de ser um clube com tradição no futebol fluminense, o Volta Redonda Futebol Clube é uma equipe de história recente no cenário do voleibol, tanto em nível estadual quanto nacional. Formada com o apoio da prefeitura da cidade, do governo estadual e dos empresários locais,[32] a equipe encerrou um longo período no qual o estado do Rio de Janeiro não teve representantes na Superliga.

O time conquistou logo em seu primeiro ano de existência o Campeonato Carioca, torneio no qual ainda seria bicampeão em 2009 e 2010. Já na Superliga os resultados nunca foram tão expressivos, sendo que o melhor desempenho da equipe foi a nona colocação na Série A 2011/2012 sob o comando de Sérgio Negrão.

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Liga Nacional 1 2010
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Carioca 2 2009, 2010
Copa Rio 2 2010, 2011

Outras modalidades

[editar | editar código]

A agremiação em competições desportivas.

Ver também

[editar | editar código]

Bibliografia sobre o Clube

[editar | editar código]
AnoLivroAutorInfoRef.
2019Voltaço: O início de uma paixão!Valdir Appel[34]

Referências

  1. «Flávio Horta é reeleito presidente do Voltaço em eleição com chapa única». Globo Esporte. Volta Redonda. 6 de novembro de 2022. Consultado em 9 de maio de 2026. Cópia arquivada em 9 de maio de 2026
  2. «Volta Redonda anuncia Mário Jorge como técnico para 2026». Globo Esporte. Volta Redonda. 28 de abril de 2026. Consultado em 9 de maio de 2026. Cópia arquivada em 9 de maio de 2026
  3. CBF (10 de dezembro de 2021). «RNC - Ranking Nacional dos Clubes 2022» (PDF)
  4. «VOLTAÇO VENCE ATHLETIC! É CAMPEÃO DA SÉRIE C». Foco Regional. 19 de outubro de 2024. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  5. 1 2 Futebol Interior (2 de outubro de 2016). «Volta Redonda goleia CSA e se sagra campeão invicto da Série D». Alagoas 24 Horas. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  6. Monteiro, Marcelo (2 de março de 2020). «Liverpool perde a chance de título invicto. Conheça os clubes invencíveis». Globo Esporte. Rio de Janeiro. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  7. «Voltaço terá estrela sobre escudo em referência ao título inédito da Série D». Globo Esporte. Volta Redonda. 10 de janeiro de 2017. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  8. Oliveira, Adriano (19 de outubro de 2024). «Volta Redonda 'estraga' festa do Athletic e é campeão da Série C». No Ataque. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  9. «Volta Redonda 0 x 0 Fluminense». Placar. UOL. 9 de março de 2025. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  10. «Voltaço é destaque no acervo do Museu do Futebol». Foco Regional. 29 de setembro de 2011. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  11. de Azevedo, Gustavo (18 de dezembro de 2014). «Há 20 anos, Voltaço batia o Fluminense e conquistava sua primeira Copa Rio». Super Gol. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 21 de dezembro de 2018
  12. Redação Terra (17 de abril de 2005). «Fluminense vence nos acréscimos e é campeão». Terra Esportes. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 18 de abril de 2005
  13. «Maior campeão da Copa Rio, Volta Redonda inicia trajetória contra o Duquecaxiense». Super Gol. 25 de agosto de 2015. Consultado em 2 de dezembro de 2016
  14. «Volta Redonda mata o CSA no 1º tempo e é Campeão da Série D-2016». Terra Esportes. 1 de outubro de 2016. Consultado em 2 de dezembro de 2016
  15. «Apesar de empate, Boavista avança para a final da Taça Guanabara». UOL Esporte. São Paulo: UOL. 16 de fevereiro de 2020. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  16. «Taça Rio: Flamengo passa fácil pelo Volta Redonda com brilho de Gabigol e Bruno Henrique e vai à decisão». ESPN Brasil. 5 de julho de 2020. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  17. «Voltaço depende só de si para levar bicampeonato da Taça Guanabara». O Dia. Volta Redonda: iG. 20 de abril de 2021. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  18. Gazeta Press (24 de abril de 2021). «Flamengo vence o Volta Redona e leva a Taça Guanabara». Terra. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  19. Boller, Guilherme (8 de maio de 2021). «Flamengo goleia o Volta Redonda e está na final do Cariocão 2021». RIC Esporte Clube. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2024
  20. «Volta Redonda é rebaixado no Carioca após Boavista recuperar três pontos no Pleno do TJD». TNT Sports. Consultado em 11 de março de 2022
  21. «Volta Redonda é campeão da A2 e retorna para a 1° divisão do Carioca». R7.com. 26 de agosto de 2022. Consultado em 19 de março de 2023
  22. Redação (18 de março de 2023). «Fluminense vence o Volta Redonda por 7x0». Mídia Bahia. Consultado em 19 de março de 2023
  23. Redação (29 de setembro de 2024). «Volta Redonda conquista acesso e retorna à Série B do Brasileirão depois de 26 anos». Globo Esporte. Vollta Redonda. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  24. «Heliardo marca e Volta Redonda sai na frente do Athletic na briga pelo título da Série C». Globo Esporte. 12 de outubro de 2024. Consultado em 5 de maio de 2026
  25. Redação (19 de outubro de 2024). «Volta Redonda é campeão da Série C pela primeira vez; relembre a trajetória até a taça». Globo Esporte. São João del-Rei. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  26. «Volta Redonda é rebaixado da Série B do Brasileirão 2025». ge. 10 de novembro de 2025. Consultado em 11 de novembro de 2025. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2025
  27. «Estádio da Cidadania - Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira». Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  28. GloboEsporte.com (20 de abril de 2019). «"Entra em campo o Esquadrão de Aço": Hino do Voltaço vai ganhar nova cara». Globo Esporte. Volta Redonda. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  29. GloboEsporte.com (2 de fevereiro de 2015). «Com 7 mil, público de Barra Mansa x Voltaço supera o de Vasco, Flu e Bota». Globo Esporte. Barra Mansa. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  30. «Volta Redonda contará com time feminino de futebol». Diário do Vale. Volta Redonda. 22 de maio de 2017. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  31. GloboEsporte.com (9 de outubro de 2014). «Fim do time de vôlei do Voltaço pega líbero Daniel de surpresa: "Pancada"». Globo Esporte. Volta Redonda. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026
  32. Voltaço Vôlei - Institucional - http://www.voltacovolei.com.br/institucional.php - acessado em 15 de abril de 2012 às 03h48.
  33. «Os gols de Botafogo 5 x 13 Volta Redonda pelo Campeonato Carioca de Showbol». SporTV. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 3 de março de 2016
  34. «Primeiro goleiro do Voltaço, Valdir Appel lança livro sobre o clube». Globo Esporte. Volta Redonda. 16 de julho de 2019. Consultado em 5 de maio de 2026. Cópia arquivada em 5 de maio de 2026

Ligações externas

[editar | editar código]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Volta Redonda Futebol Clube