Vono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Vono
Subsidiária
Slogan Por que falar de outro jeito?
Indústria Internet, VoIP
Fundação 2005
Encerramento 30 de setembro de 2016
Sede Curitiba, Paraná, Brasil
Proprietário(s) Global Village Telecom
Empresa-mãe Telefónica, através da Telefônica Brasil
Website oficial www.vonotelecom.com.br

Vono é uma marca do grupo GVT, criada em 2005 para atuar no segmento VoIP no mercado nacional e internacional.

Em vez de uma linha tradicional de telefone, o Vono faz ligações através da internet, sendo uma solução simples e econômica em telefonia IP para pessoas físicas e jurídicas. Proporciona economia, virtualidade e mobilidade, com ligações grátis de Vono para Vono e tarifas locais para 240 cidades no Brasil. Com o Vono, é possível obter um número telefônico em uma cidade, mesmo estando localizado em outra. Por exemplo, o cliente que está fisicamente em Salvador, pode ter um número telefônico em São Paulo e passará a receber chamadas locais dos paulistanos, que não precisarão realizar uma ligação de longa distância. É como se o baiano estivesse fisicamente em São Paulo. Como as chamadas são feitas e recebidas pela internet, ele poderá estar em qualquer lugar do país ou do mundo, desde que possua um acesso à internet em banda larga.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

É possível utilizar o serviço pelo Computador, por Telefone Comum, por Telefone IP e pelo Celular. Para todos os casos, é necessário possuir um acesso à internet em banda larga e configurar o serviço com sua conta (login e senha) do Vono.

Vono pelo Computador – basta instalar o programa do Vono, chamado Softfone, e utilizar um fone de ouvido com microfone ou o viva voz do computador.

Vono pelo Telefone Comum usando adaptador para telefone analógico (ATA) – basta utilizar um adaptador telefônico analógico, mais conhecido como “ATA”, para conectar o seu aparelho telefônico à internet banda larga. Assim, será possível utilizar o Vono mesmo com o seu computador desligado. É exatamente igual a fazer uma ligação com qualquer outro telefone comum.

Vono pelo Telefone IP – basta conectar o cabo de rede ao seu aparelho IP para que ele tenha acesso à internet e realizar as chamadas. É exatamente igual a fazer uma ligação com qualquer outro telefone comum.

Vono pelo Celular – basta configurar o Vono no seu aparelho Nokia, compativel com o SIP, ou através de um aplicativo gratuito em aparelhos de outros fabricantes, acessar a rede de internet móvel 3G ou por WiFi e utilizar o Vono como se você estivesse utilizando seu aparelho celular.

Vono no PABX – basta configurar o Vono em PABX (analógicos ou digitais) através de ATAs ou placas IP, ou ainda configurar a aplicação através de servidores de voz (Asterisk ou similares) para integração a sistemas customizados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.