Voo Lufthansa 2904

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Voo Lufthansa 2904
Acidente aéreo
Acidente com voo Lufthansa 2904
Sumário
Data 14 de setembro de 1993
Causa Falha humana
Local Varsóvia,  Polónia
Passageiros 64
Tripulantes 6
Mortos 2
Feridos 68
Sobreviventes 68
Aeronave
Modelo Airbus A320-200
Operador Lufthansa
Prefixo D-AIPN

O Voo 2904 da Lufthansa é uma rota operada pela companhia aérea alemã e que liga Frankfurt, na Alemanha, a Varsóvia, na Polônia. Em 14 de setembro de 1993, um avião que efetuava a rota, com 70 pessoas a bordo, sofreu um acidente. A aeronave foi autorizada a pousar pela pista 11 do aeroporto de Varsóvia a tripulação foi alertada sobre a presença de uma "Tesoura de vento"[1] próximo ao aeroporto.

O Airbus tocou a pista primeiro com o trem de pouso direito, 770m depois do início da pista. Nove segundos depois o trem de pouso direito tocou a pista com 1525m percorridos. Somente após o toque do trem de pouso esquerdo foram acionados sistemas automáticos que dependem da compressão do óleo para funcionar junto com os spoilers e os reversos foram acionados. Além disso os freios das rodas demoraram cerca de quatro segundo para funcionar.

Ilustração do tempo entre o toque do primeiro trem de pouso, o segundo trem de pouso e os freios.

Observando o final da pista cada vez mais próximo os pilotos viraram o Airbus para a direita saindo da pista a aproximadamente 133Km/h (72 nós) percorrendo 90m antes de atingir com a asa esquerda um dique. Ocorreu um incêndio que atingiu a cabine dos passageiros.[1]

Ilustração da distancia relativa da pista de pouso. A linha central marca 1400 m, que divide a pista ao meio. Vermelho indica que o trem de pouso não tocou o solo, azul indica derrapagem e verde indica que o trem de pouso tocou o solo.
Ícone de esboço Este artigo sobre um acidente aéreo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «A320-211 Warsaw Accident Report». www.rvs.uni-bielefeld.de. Consultado em 23 de julho de 2017