Voo Sabena 548

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Voo Sabena 548
Acidente aéreo
Voo Sabena 548
Um Boeing 707-329 da Sabena, similar ao avião acidentado
Sumário
Data 15 de fevereiro de 1961 (63 anos)
Causa Nunca foi esclarecida; a causa mais provável foi o mal-funcionamento do mecanismo de regulação do estabilizador.
Local Arredores de Bruxelas, Bélgica
Origem Aeroporto Internacional de Nova Iorque, Nova Iorque
Destino Aeroporto de Bruxelas, Bruxelas
Passageiros 61
Tripulantes 11
Mortos 73 (72 no avião, 1 em terra)
Sobreviventes 0
Aeronave
Modelo Boeing 707-329
Operador Bélgica Sabena
Prefixo OO-SJB

O voo Sabena 548, prefixo OO-SJB, era uma aeronave Boeing 707 que partia do Aeroporto Internacional de Nova Iorque (posteriormente renomeado Aeroporto Internacional John F. Kennedy) para o Aeroporto de Bruxelas, Bélgica, em 15 de fevereiro de 1961. O avião caiu durante a abordagem para a aterrissagem. Ninguém que estava na aeronave sobreviveu, e um agricultor também morreu após ser atingido por destroços do avião. É o desastre aéreo com maior número de vítimas fatais ocorrido na Bélgica.[1]

O desastre foi o primeiro acidente fatal envolvendo um Boeing 707 em serviço regular de passageiros. Entre os mortos estavam os membros da equipe de patinação artística no gelo dos Estados Unidos, que estavam a caminho de Praga, Tchecoslováquia, onde iriam competir no campeonato mundial de 1961.

Acidente[editar | editar código-fonte]

O avião, registrado como OO-SJB, era um Boeing 707-329 da companhia belga Sabena que partiu do Aeroporto Internacional de Nova Iorque na noite de 14 de fevereiro de 1961 com destino ao Aeroporto de Bruxelas. O voo transcorria em perfeita ordem, e foi somente perto do aeroporto de destino que os problemas começaram. O piloto recebeu a indicação de manter-se em voo até uma pequena aeronave deixar a pista. Então, segundo testemunhas oculares, o avião começou a mover-se erraticamente e foi bater em um campo perto da cidade-dormitório Berg.

A causa exata do acidente nunca foi esclarecida, porém, segundo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a causa mais provável foi o mau funcionamento do mecanismo de regulação do estabilizador.

Passageiros[editar | editar código-fonte]

Entre os mortos estavam os membros da USFSA, que iriam disputar o campeonato mundial de patinação artística em Praga, e alguns familiares dos membros.

Patinadores (individual)
Patinadores (duplas)
Patinadores (dança no gelo)
Treinadores e dirigentes
Juízes e árbitros
  • Harold Hartshorne
  • Edward LeMaire
Outros
  • Deane McMinn
  • Walter S. Powell

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]