Voo Southern Airways 242

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Reprodução para a TV do Voo Southern Airways 242 em plena tempestade

Voo Southern Airways 242 foi o voo regular e doméstico da empresa norte americana Southern Airways, com origem no aeroporto Northwest Alabama Regional Airport, no Condado de Colbert, e destino ao Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson em Atlanta, com escala no Huntsville International Airport, em Madison, Alabama.

O voo tornou-se conhecido em função do acidente aéreo ocorrido na data de 4 de abril de 1977[1], quando operado com na aeronave DC-9-31, prefixo N1335U. Ao executar um pouso forçado numa estrada no distrito de New Hope, no Condado de Paulding, estado da Geórgia, houve o incêndio da aeronave, matando setenta e três pessoas entre passageiros (incluindo a cantora Annette Snell), tripulação e pessoas em terra. O DC-9 estava com 81 passageiros e 4 tripulantes, sendo que 23 pessoas sobreviveram ao desastre, mas nove pessoas em terra morreram e somente um passageiro, levado ao hospital, faleceu posteriormente[2].

O sinistro ocorreu em virtude de uma tempestade de granizo[3] que danificou os motores do DC-9 (além do para-brisa) e o mesmo perdeu altitude. A decisão dos pilotos foi a de aterrizar numa estrada rural, pois não seria possível alcançar o aeroporto indicado pelo controle de tráfego aéreo (o Dobbins Air Reserve Base). Ao aterrizar na estrada, houve a colisão com um edifício de uma mercearia, ocorrendo um incêndio o que contribuiu para o expressivo número de vitimas fatais.

Em janeiro de 1978 o National Transportation Safety Board concluiu o relatório afirmando que a causa do sinistro do Southern Airways 242 foi a perda dos motores por ocasião da aeronave adentrar em uma área instável e a falta de capacidade e confiabilidade da Southern Airways em fornecer aos seus pilotos informações meteorologias adequadas para o voo[4].

O desastre do Voo Southern Airways 242 foi dramatizado num episódio do programa Mayday (produzido pelo National Geographic Channel), em sua 5° temporada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Thunderstorms require a wide berth Aircraft Owners and Pilot Association
  2. Cockpit recorder played at hearing The Tuscaloosa News de junho de 1977
  3. Hail in Engines Is Blamed in Georgia Crash Killing 68 The new York Times
  4. National Transportation Safety Board Libray Online
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.