Museu do Antigo Oriente Próximo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vorderasiatisches Museum)
Museu do Antigo Oriente Próximo
Museu do Antigo Oriente Próximo
Tipo museu
Inauguração 1899 (125 anos)
Administração
Presidente(a) Barbara Helwing
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 52° 31' 14.5" N 13° 23' 48.5" E
Mapa
Localização Berlim - Alemanha
Detalhe de painel de tijolos esmaltados mostrando guerreiros aquemênidas

O Museu do Antigo Oriente Próximo (Vorderasiatisches Museum) é um museu de Berlim, na Alemanha, dedicado à cultura antiga do Oriente Próximo. Equipara-se ao Louvre e ao Museu Britânico na importância de sua coleção arqueológica, que cobre seis mil anos de história daquela região. Está instalado na ala sul do Museu de Pérgamo (Pergamonmuseum), e exibe em 14 salas exemplos de arquitetura, relevos e pequenos objetos oriundos das antigas Suméria, Babilônia, Assíria e Anatólia.

História[editar | editar código-fonte]

A coleção berlinense está intimamente associada à evolução da ciência da Assiriologia e com os primeiros resultados positivos na decifração da escrita cuneiforme pelo linguista Georg Friedrich Grotefend. Tais avanços, junto com a fundação da Sociedade Alemã do Oriente (Deutsche Orient-Gesellschaft) em 1898, estimularam o interesse internacional pelas culturas da Babilônia e Assíria.

A partir da fundação da coleção em 1899 novas escavações alemãs trouxeram à luz muitas outras peças que enriqueceram o acervo original. Até 1929 os objetos estavam depositados no antigo Museu Cáiser Frederico (hoje o Museu Bode), quando foram transferidos para o Museu de Pérgamo, sendo exibidos ao público quando este museu abriu suas portas em 1930.

Durante a II Guerra Mundial os itens instalados permanentemente no museu não foram removidos, e sofreram pouco, mas os objetos móveis foram confiscados pela União Soviética, só voltando para a Alemanha em 1958, cinco anos após a reorganização e abertura do Museu do Antigo Oriente Próximo.

A coleção[editar | editar código-fonte]

Dentre as atrações principais do acervo estão as famosas Porta de Istar, a Via Processional e a fachada da sala do trono de Nabucodonosor II, com a reconstrução de parte dos edifícios em suas dimensões originais, com um efeito impactante. Outras peças importantes são o modelo da Torre de Babel, dedicada a Marduque, deus da Babilônia, e uma cópia do Código de Hamurabi.

Os inícios da escrita são documentados com achados de Uruque, na Suméria do IV milênio a.C., compostos de selos e tabuletas de argila. Também de Uruque são seções reconstruídas de templos monumentais do III milênio a.C.

Outras salas mostram relevos e fachadas do palácio assírio de Kalchu, do IX milênio a.C., e vasos, joalheria, ferramentas e esculturas mais recentes.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

O Museu do Antigo Oriente Próximo mantém programas de escavações arqueológicas, a saber:

  • Projeto Tel Halafe, dedicado ao restauro de artefatos inestimáveis remanescentes do Museu berlinense Te Halafe, que foi seriamente danificado na guerra, e inclui escavações no sítio arqueológico de Tell Halaf, na Síria, em parceria com outras instituições.
  • Projeto Tell Knedig, de escavações na região de Habur, na Síria, onde já se conseguiu descobrir a estrutura de um vilarejo do século III a.C. e esclarecer aspectos ligados à topografia da Mesopotâmia superior na Idade do Bronze.
  • Síria, que inclui o estudo dos resgates do Museu Tel Halafe e de outros achados realizados em expedições nas décadas de 70 e 80 na área do rio Eufrates e trazidos à Alemanha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu do Antigo Oriente Próximo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]