Vostok (família de foguetes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
Réplica do foguete Vostok usado por Iuri Gagarin.

A família de foguetes Vostok, em russo Восток que significa Leste, é o nome de um conjunto de foguetes derivados daquele que foi o primeiro ICBM mundial, o R-7 Semyorka Soviético.

Essa foi a segunda geração de lançadores da família de foguetes R7, e sendo assim, além de satélites, seria capaz de lançar espaçonaves tripuladas ao espaço. Os modelos dessa família, deram prosseguimento ao programa de satélites artificiais da União Soviética, com o Sputnik 3, e também lançaram o primeiro voo tripulado ao espaço, o Vostok 1.

Todos os membros dessa família tiveram origem nos projetos originais de Sergei Korolev. O que caracterizou todas as variantes dessa família de foguetes, foi o uso de um terceiro estágio. Na verdade, o que distinguia um modelo do outro, era justamente o tipo de terceiro estágio usado.

Foi no entanto, um dos modelos dessa família de veículos lançadores, que protagonizou uma dos maiores desastres da corrida espacial. Em 18 de Março de 1980, um desses foguetes explodiu ainda na plataforma de lançamento, matando 48 pessoas.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.