Vulcano (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vulcan (Marvel Comics))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vulcano (Marvel Comics)
Outro(s) nome(s) Gabriel Summers
Sexo Masculino
Espécie Humano Mutante
Afiliações Shi'ar
X-Men
Família Alexander Summers (irmão)
Scott Summers
Major Christopher Summers (pai)
Katherine Anne Summers (mãe)
Criado por Ed Brubaker e Trevor Hairsine
Primeira aparição X-Men: Deadly Genesis (Janeiro de 2006)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano Mutante
Afiliações Shi'ar
X-Men
Parentesco Alexander Summers (irmão)
Scott Summers
Major Christopher Summers (pai)
Katherine Anne Summers (mãe)
Situação presente inativo
Habilidades
  • Manipulação de energia
  • Absorção de energia
  • Construção de energia
  • Projeção de campo de força
  • Explosões de energia
  • Rajadas de energia
  • Vôo
  • Regeneração
  • Poder e suporte da vida
  • Resistência a ataques psiônicos, físicos, mágicos etc.

Vulcano (Vulcan em inglês) ou Gabriel Summers é um personagem ficcional no Universo Marvel. Apareceu primeiramente em X-Men: Gênesis Mortal # 1, e foi criado por Ed Brubaker e por Trevor Hairsine. É também o irmão mais novo de Ciclope e de Destrutor dos X-Men. Ele é um dos 198 mutantes que retiveram seus poderes após a Dinastia M. Ele já foi chamado de O Terceiro Irmão Summers.

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

O casal Christopher (mais tarde também conhecido como Corsário) e Katherine Summers foram abduzidos por um alienígena Shi’ar chamado D’Ken. O que ninguém sabia é que Katherine estava esperando um filho. Christopher consegue uma fuga ousada, mas D’Ken mata friamente Katherine em retaliação na frente do marido. Gabriel é removido do corpo da mãe e colocado em estado de incubação acelerada.

Sua idade foi acelerada até a puberdade para se juntar a horda de escravos e estar próximo de seus poderes mutantes aflorarem. Uma velha e bondosa Shia’r chamada Dai’andral cuidava dele e entregou-lhe um livro terrestre sobre mitologia romana, livro que Gabriel leu e releu centenas de vezes. Neste livro ele conheceu Vulcano, o deus do fogo, nome esse que usaria como codinome tempos depois. Gabriel incinera Dai’andral acidentalmente quando seus poderes mutantes surgiram, tenta fugir e é enviado a Terra para servir de escravo de Davan Shakari, o espião do império Shi’ar no planeta, Gabriel acabou conseguindo fugir e foi viver nos esgotos de NY, foi encontrado por policias e acolhido por Moira Mactaggert, que decidiu lhe ensinar a controlar seus poderes.

Treinado por Moira[editar | editar código-fonte]

Com o nome de Kid Vulcano, junta-se a PetraDarwin e Reprise; os outros alunos de Moira, onde vão aprendendo a utilizar melhor seus poderes. Charles Xavier conhece a equipe de Moira, mas tem um interesse especial por Gabriel. A equipe de Moira já tinha ouvido falar das proezas dos X-Men e Gabriel ficou animado quando conheceu e treinou com o líder dos X-Men, Ciclope.

Charles havia notado uma semelhança entre os padrões mentais de Ciclope e Vulcano, percebendo o parentesco entre eles. Gabriel fica muito feliz quando ouve escondido que Charles tem interesse em recrutá-lo para os X-Men.

A tragédia[editar | editar código-fonte]

Os X-men originais são capturados pela ilha mutante Krakoa, Charles se vê numa situação desesperadora e pede ajuda a Moira para enviar seus alunos para resgatarem os X-men. Xavier faz um treinamento relâmpago mentalmente com os alunos e enviam a ilha.

O resgate não sai conforme os planos e o grupo é surpreendido pela ilha viva. Petra e Reprise morrem durante o embate. Darwin se transforma em energia e se mescla com Vulcano, deixando-os em animação suspensa, porém vivos, mais tarde, uma nova equipe é recrutada para salvar os X-men originais e Polaris lança a ilha no espaço sem saber que os dois alunos secretos também foram juntos.

Xavier encobre o acontecido dos X-Men e apaga da mente de seus x-men originais a existência de uma equipe de Moira. Mactaggert, apesar de aceitar manter tudo em sigilo faz uma gravação registrando todo o acontecido e, no calor do momento, diz o quanto odeia Xavier por ter levado sua equipe a morte.

Gênese Mortal[editar | editar código-fonte]

Anos depois, Vulcano absorve as energias geradas após o fatídico Dia M e desperta de sua hibernação com poderes incrivelmente aumentados. Ele retorna a Terra para reclamar seu título como X-Men e mata Banshee no processo. Em seguida ele sequestra Garota Marvel e Ciclope.

Xavier e um grupo de X-Men logo conseguem alcançar Vulcano que opta por revelar a verdade sobre o que realmente aconteceu em Krakoa aos X-Men, cujas memórias do ocorrido haviam sido alteradas por seu mentor.

Garota Marvel penetra telepaticamente a mente de Vulcano e desperta a consciência inerte de Darwin. Vulcano acaba expelindo o colega de seu corpo e é atacado com força total pelos X-Men. Ele opta por bater em retirada e foge para o espaço com apenas um objetivo em mente: vingar o assassinato de sua mãe.

Ascensão ao trono Shi’ar[editar | editar código-fonte]

Viajando pelo império galáctico Shi’ar, Vulcano descobriu que D’Ken, o homem responsável pela morte de sua mãe, estava em estado comatoso e não era mais o imperador.Gabriel então focou sua raiva na nova imperatriz: Lilandra.

Vulcano acaba preso pela guarda Shi’ar e conhece Rapina em sua prisão. Os dois forjam uma aliança e fogem, juntos espalham o terror pela galáxia e se envolvem romanticamente atraindo a atenção da Guarda Imperial. Impulso e vários outros membros da Guarda foram mortos ou seriamente feridos por Gabriel. Vulcano só foi parado por Gladiador, que arrancou o seu olho esquerdo.

Novamente na prisão, dessa vez Vulcano ganhou sua liberdade graças a ação da “ordem secreta dos Shi’ar”, um grupo que pretendia levar D’Ken de volto ao trono. Rapina convence Vulcano, aproveitando-se de seu envolvimento amoroso, a curar D’Ken usando seus poderes. Seu plano de vingança poderia esperar.

Agradecido por sua cura milagrosa, D’Ken organizou o casamento de Vulcano e Rapina. Após a cerimônia de seu casamento, Gabriel assassinou seu pai Corsário, jogou Charles Xavier no cristal M’Kraan, assassinou o imperador D’Ken e se auto-proclamou imperador dos Shi’ar.

Imperador Shiar[editar | editar código-fonte]

Seu irmão, Destrutor, e as x-men Garota Marvel e Polaris se unem aos Piratas Siderais e a resistência forjada por Lilandra, objetivando derrubar Vulcano do trono. Destrutor luta bravamente com Vulcano, mas é derrotado e encarcerado pelo imperador.

Vulcano ganhou a simpatia do povo Shi'ar. Enquanto o Imperador Vulcano arma sua frota para expandir o vasto domínio de seu império, Destrutor escapa e salva seus companheiros.

Vulcano junta a tropa Shi'ar e inicia uma invasão ao Reino dos inumanos  (que esconde os Piratas Siderais) justo durante o casamento de Crystalys com Ronam. A guerra começa quando o Gladiador invade a a festa e gera um massacre na cerimônia. Os Shi’ar partem deixando um rastro de sangue, Raio Negro lança uma bomba com névoas terrígenas para transformar todos os Shi'ar em inumanos, mas Vulcano intervém. Os dois se confrontam dentro da Bomba e Raio negro força a explosão da bomba aparentemente matando os dois reis.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Vulcano é um mutante nível ômega com a capacidade de manipular e gerar grandes quantidades de energia. Além de energias tradicionais do espectro eletromagnético Vulcano exibiu o controle sobre as energias exóticas, como explosões ópticas de Ciclope e energia mágica de Adam Warlock

Ele usou seus poderes para produzir luz, calor, força e electricidade, bem como entortar ou desativar grandes quantidades e tipos diferentes, de fontes de energia existentes, suprimir as energias mutantes de Rachel Summers, sobreviver no vácuo do espaço, e voar. Fora uma atmosfera planetária sua velocidade de vôo pode até mesmo chegar perto da velocidade da luz. Ele é capaz de ficar sem comer por longos períodos diretamente pela absorção de energia. Ele pode manipular a eletricidade no cérebro de uma pessoa. Ele também pode usar os poderes dos outros, manipulando a energia em seu cérebro. Quando ele usa seus poderes, seus olhos brilham. Ele foi confirmado como um mutante nível Ômega em Uncanny X-Men # 483, os seus poderes elevados graças a esse nível para absorver uma enorme quantidade de energias mutante da M-dia, como indicado em Uncanny X-Men # 477. Ele foi até mesmo chamado de "acima do Nível Ômega" por Emma Frost.

Depois de ser engolida pelo solo de Krakoa, ele absorveu os poderes de seus companheiros de Sway, Darwin, Petra, e dando-lhe os seus poderes de manipulação do tempo, a adaptação física, e à manipulação de terra (Geocinese), respectivamente. Ele não tem apresentado estas habilidades depois de seu reaparecimento.

Todos os três irmãos Summers tem poderes semelhantes, como estão cada um com capacidade para absorver alguns tipos de energias extraterrestres e canal-re que a energia de seus corpos. Curiosamente, enquanto seus irmãos Alex e Scott são conhecidos por serem imunes a todos os outros poderes, que aparentemente não são imunes a ataques de Vulcano.

Quando não está na posse das habilidades de Darwin, o corpo de Vulcano é tão vulnerável como o de qualquer ser humano normal, tanto quanto a durabilidade está em causa.

De acordo com informações de seu criador, Ed Brubaker, Vulcano tem um "potencial escondido" que lhe permite gerar e ter controle sobre 3 elementos (eletricidade, fogo e trovões). Devido a esta habilidade, pode-se argumentar que a Vulcan é um adversário para inimigos com poder quase ilimitado, como heróis ou vilões como o Surfista Prateado ou Massacre.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]