Vulpes ferrilata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaraposa-do-himalaia
Área de distribuição da raposa-do-himalaia

Área de distribuição da raposa-do-himalaia
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Vulpes
Espécie: V. ferrilata
Nome binomial
Vulpes ferrilata

A raposa-do-himalaia[1] é uma espécie de raposa endêmica que habita o planalto tibetano, no Nepal, China, Índia em altitudes até cerca de 5300 metros. É algumas vezes referida como raposa-tibetana ou, simplesmente, raposa da areia, mas esta terminologia é confusa porque a raposa-das-estepes (Vulpes corsac), que vive em ambientes áridos no norte e no oeste do planalto tibetano é muitas vezes chamada de raposa da areia também.

Descrição física[editar | editar código-fonte]

A raposa-do-himalaia é uma das menores espécies de raposa. Tem pelos macios e grossos, que a protegem dos ventos das montanhas altas, com um subpelo denso que varia de marrom a amarelo enferrujado na sua coloração. O pelo nos flancos superiores é oxidado, enquanto o dos flancos inferiores e uropígio é de cor cinza, por vezes produzindo a ilusão de uma linha ao longo do flanco do animal.

Os pelos da parte inferior da sua juba, assim como seu pescoço, tórax e região abdominal são brancos. Há pequenas manchas pretas sobre os ombros e a ponta da cauda é branca. Raposas-do-himalaia adultas têm de 60 a 70 centímetros da cabeça ao corpo (os filhotes são um pouco menores) e o comprimento da cauda é de 29 a 40 centímetros. O peso dos adultos varia entre 4 e 5,5 kg. A raposa-do-himalaia tem um rosto que parece quadrado, o que é uma ilusão criada por sua grande juba. O cariótipo da raposa-do himalaia é composto de 36 cromossomos.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Depois do acasalamento, os pares permanecem juntos e podem também caçar em conjunto, o acasalamento, ocorre, normalmente, em dezembro e o parto em janeiro ou fevereiro. Após um período de gestação de 50 a 60 dias, nascem de 2 a 4 filhotes, e eles ficam com os pais até completarem de 8 a dez meses de idade. Pouco depois, começará a procurar companheiros e território próprio. Em contraste com outras espécies de raposa, a raposa-do-himalaia não é muito territorial, podendo ser encontrada perto de outras raposas.

Dieta[editar | editar código-fonte]

A principal presa da raposa-do-himalaia é a pika-de-lábios-negros, mas também se alimenta de roedores, aves do campo e carniça.

Referências

  1. Vulpes ferrilata, Tibetan fox, por Melissa Borgwat, em 14 de dezembro de 2001. Disponível em http://animaldiversity.org/accounts/Vulpes_ferrilata/. Acesso em 1 de abril de 2015. (em inglês)
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Vulpes ferrilata