World Women's Championship Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de WSL Feminino)

Os principais campeonatos mundiais femininos organizados pela liga profissional de surfe - WSL (World Surf League) - são: a divisão de elite WCT (World Championship Tour), a divisão de acesso WQS (World Qualification Series), a divisão júnior WJC (World Junior Championship) e a divisão longboard WLT (World Longboard Tour).

A WSL [1] é o novo nome da empresa ASP adquirida pela ZoSea, apoiado por Paul Speaker, Terry Hardy, e Dirk Ziff.[2] Ela era conhecida como a Associação de Surfistas Profissionais (Association of Surfing Professionals), de 1983 a 2014. No início da temporada 2015, a ASP mudou seu nome para World Surf League (WSL).[3]

História[editar | editar código-fonte]

Campeãs do WCT (World Championship Tour)[editar | editar código-fonte]

WCT é o acrônimo para "World Championship Tour", que em português pode ser traduzido como "Circuito Mundial" e é normalmente conhecido por "Elite Mundial". Começou a ser disputado em 1992, quando a antiga ASP ('Associação dos Surfistas Profissionais, em tradução literal) decidiu dividir o Circuito Mundial em duas divisões (WCT e WQS). A havaíana Margo Oberg foi a primeira a vencer um Circuito Mundial, quando este já era unificado, em 1977.

Campeãs do WLT (World Longboard Tour)[editar | editar código-fonte]

Campeãs WSL Big Wave Championship Tour[editar | editar código-fonte]

Campeãs WSL Women’s World Junior[editar | editar código-fonte]